Semed promove encontro formativo do Ciclo Sequencial da Alfabetização

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 10 de junho de 2024 às 11:44

Participam professores e supervisores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

Teve início na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, o 1º Encontro Formativo do Ciclo Sequencial da Alfabetização, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO).

O evento formativo é destinado a todos os professores e supervisores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Capital e faz parte das ações o Programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.

Conforme a programação, a capacitação deste primeiro dia de encontro tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento pedagógico dos profissionais que atuam nas turmas de 1º ano. Durante a manhã, os profissionais participaram de diversas atividades envolvendo a temática Alfabetização e Letramento. O Programa Alfabetiza Mais Tocantins foi apresentado pela Articuladora Regional, Cléia Gomes. Na sequência, as professoras Fátima Borges e Graça Alves falaram sobre o papel do currículo e sua função pedagógica e social no ciclo sequencial da alfabetização. A formação para os profissionais que atuam no 2º ano do ensino fundamental acontece nesta terça-feira, 11.

As atividades práticas deste primeiro dia de capacitação, mediadas pelos professores formadores, acontecem no campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e serão realizadas por meio de estações temáticas envolvendo atividades didáticas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza.

O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, esteve no local para acolher a todos os participantes e desejar um bom encontro formativo. “Juntos estamos construindo um futuro promissor para nossas crianças, garantindo que elas sejam alfabetizadas no tempo certo e tenham as habilidades necessárias para uma vida acadêmica plena”, afirmou.

Presente no encontro, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), Luiza Brasileiro, destacou que todos os municípios tocantinenses estão empenhados nessa causa da alfabetização e de promover o cumprimento do que pede o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “A maioria das redes de ensino já estão desenvolvendo suas formações e Palmas, que já é referência em Educação, está empenhada na consolidação desse trabalho, de promover a alfabetização e garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, até o final do segundo ano do Ensino Fundamental”, destacou.

Alfabetiza Mais Tocantins 

O Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada visa alfabetizar na idade certa todas as crianças das escolas públicas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Com a meta de atender 78 mil estudantes dos 139 municípios e investimento de R$ 8 milhões, o programa inclui formação para professores, entrega de materiais e reconhecimento das boas práticas pedagógicas.