Semus alerta para riscos da automedicação em pacientes com Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 11 de março de 2021 às 18:25

Tratamento é definido durante a consulta, pelo médico, conforme o histórico e os sintomas relatados pelo paciente

Para orientação da população e esclarecimento de informações imprecisas divulgadas em redes sociais, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) faz um alerta para o risco da automedicação, e informa que somente a avaliação médica do paciente com Covid-19 pode apontar os medicamentos adequados para o tratamento. "Não existe receita pronta. O que existe é consulta, avaliação e prescrição de acordo com os sintomas que a pessoa relata ao médico", explica a gerente de Ações Territoriais da Atenção Primária de Palmas, Maressa Ribeiro.

Áudios e textos que circulam em grupos de mensagens instantâneas chamaram a atenção da Semus por conterem informações incorretas sobre o tratamento da Covid-19. Por isso, a orientação é que sejam evitados os compartilhamentos de informações não oficiais. Somente o relato do doente ao médico garante a indicação adequada ao tratamento de sintomas e sinais apresentados. "Não são todos os pacientes que necessitam de antibióticos. Tomar medicamento não indicado pelo médico pode, inclusive, agravar o quadro de saúde e ainda interferir na eficiência de medicação que a pessoa necessite tomar posteriormente", afirma Maressa.

Avaliação médica

Conforme já divulgado pela Semus, em Palmas, os pacientes com quadro respiratório suspeito devem procurar uma das oito unidades sentinelas para Covid-19 em busca de atendimento. As unidades são: Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte), Arne 53 (406 Norte), Arso 41 (403 Sul), ASR-SE 75 (712 Sul), Arse 101 (1004 Sul), Arse 131 (1304 Sul), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, e José Lúcio de Carvalho, no Lago Sul, das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, a referência são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul e a USF da Arno 61 (503 Norte) e Eugênio Pinheiro.

Tira-dúvidas

Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, como e onde obter atendimento ou realizar testes basta entrar em contato pelo DisqueZap Coronavírus Palmas pelos telefones (63) 3218-5643 ou 3218-5458 das 8 às 18 horas, por mensagem de WhatsApp (todos os dias) ou por ligação de segunda a sexta-feira. No hotsite https://coronavirus.palmas.to.gov.br/ é possível consultar dados sobre a doença na Capital e ler respostas a perguntas frequentes.