Semus apoia projeto que oferece preparação online para gestantes na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de setembro de 2020 às 18:24

Preparação, por meio da internet, ocorre devido à pandemia da Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) é parceira do projeto educativo na área perinatal do Hospital e Maternidade Dona Regina que oferece cursos online de preparação para o parto, oficina de amamentação e pré-natal psicológico. A preparação, por meio da internet, ocorre devido à pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais segurança para as futuras mamães e os bebês.

A Semus atua na iniciativa através da Atenção Básica, sendo que as gestantes fazem o pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Após elas passarem por esses locais, são encaminhadas a estes cursos, promovendo, assim, uma vinculação mais precoce à maternidade de referência.

A enfermeira Yusely Sanchez Capote, coordenadora do grupo Técnico de Ciclos de Vida da Semus, acredita que é fundamental que as gestantes se sensibilizem sobre a importância da participação no contexto atual, momento que propicia a troca de experiências e informações relativas ao parto humanizado e nascimento do bebê. “Os cursos são uma maneira delas estarem informadas sobre suas gestações e, consequentemente, terem uma gestão mais preparada e tranquila quanto aos possíveis perigos e dúvidas que podem surgir na gravidez”.

Cursos online

Em razão da pandemia da Covid-19, os cursos que antes eram presenciais, passaram a ser online, por meio de plataformas digitais como o Facebook e Skype.

Dentre as atividades ofertadas estão: Curso de Preparação para o Parto, Oficina de Amamentação, assim como a atividade mais recentemente agregada, o Pré-Natal Psicológico, estes abordam temáticas que vão desde a percepção dessa gestante e acompanhante dos sinais de trabalho de parto, o momento de ir à maternidade, de como promover e manter a amamentação, entre outros assuntos.

De acordo com a fisioterapeuta obstétrica e doula, Carolina Barrionuevo do Hospital e Maternidade Dona Regina, o objetivo principal desse projeto é empoderar as futuras mães, com informações baseadas em evidências científicas atualizadas referentes à gestação, boas práticas na atenção ao parto normal, indicações de cesáreas, cuidados com recém-nascidos e vantagens do aleitamento materno e seus direitos. “Além disso, é uma forma deles atender também suas dúvidas e expectativas quanto à gestação”.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, tanto as gestantes que usam o serviço público como privado, podem participar dos cursos, se inscrevendo pelo telefone (63) 3218-7790.