Semus apresenta práticas exitosas na saúde de Palmas a gestores de 13 municípios do TO

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 23 de abril de 2024 às 12:33

Implementação da Caderneta do Idoso na Atenção Especializada e o Impacto do Microplanejamento na Expansão do Índice da Cobertura Vacinal ganharam destaque

Nesta terça-feira, 23, durante a  2ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional de Saúde Capim Dourado (CIR), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas compartilhou com 13 municípios da região de Saúde Capim Dourado dois importantes projetos em prol da população da Capital: a implementação da Caderneta do Idoso na Atenção Especializada e o Impacto do Microplanejamento na Expansão do Índice da Cobertura Vacinal. O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas e reuniu representantes dos municípios participantes, diretores dos hospitais estaduais, representantes da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). 

O encontro teve como intuito discutir e atualizar as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Na apresentação sobre a Caderneta do Idoso, a médica geriatra Paula Fleury detalhou o estudo iniciado em junho de 2022, com duração de 15 meses, que teve como foco identificar o melhor processo de encaminhamento de pacientes idoso para a Atenção Especializada. 

Na experiência sobre a vacinação em Palmas, a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Meire Pereira, explicou que a metodologia adotada no microplanejamento é um modelo exemplar para outros municípios implementarem em suas estratégias de vacinação, desta forma, conseguindo bons índices de imunização em suas cidades. 

Durante a reunião foram discutidos assuntos como políticas públicas de saúde, gestão de recursos, programas de prevenção, controle de doenças, dentre outros. Segundo a secretária da Semus, a CIR é de suma importância para que haja integração, discussão e apresentação de novas pautas que busquem a melhoria da saúde da população usuária do sistema público de saúde. “Nosso objetivo é discutir as nossas necessidades e fragilidades, sobretudo, buscando oferecer, enquanto gestão, uma saúde de qualidade para a população palmense e para todos os municípios da nossa região”, ressaltou.

Capim Dourado

Fazem parte da região Capim Dourado os municípios de Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins e Tocantínia.