Semus começa programação do +Saúde nas Férias com blitz educativa na TO-010

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de julho de 2022 às 18:20

Ação busca conscientizar população sobre cuidados contra a febre amarela e a malária

Em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) começou a programação do +Saúde nas Férias com uma blitz educativa na TO-010, saída para Lajeado. A ação, que ocorre até às 19 horas, desta sexta-feira, 1º, tem o objetivo de conscientizar a população viajante sobre os riscos da febre amarela e da malária durante o período de férias. 

Segundo a analista em saúde da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus, a bióloga Lana Rubia Rocha de Sousa, a intenção da blitz é orientar a população para que possa realizar as medidas preventivas contra essas doenças. 

“O índice de malária durante o período de férias é bem alto, porque as pessoas viajam para regiões de praias, acompanhamentos ou para outros estados que são endêmicos para a doença. Então orientamos que as pessoas usem repelente, coloquem telas de proteção em janelas e portas, usem roupas compridas no início da manhã e no final do dia, dentre outras medidas”, afirma. 

Em relação à febre amarela, a profissional orienta que os cidadãos procurem pela vacina nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. “A vacinação é a principal medida de prevenção contra a febre amarela. 

A blitz contou com o auxílio do Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras  (Ageto) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), que realizaram o sistema “pare e siga” com os motoristas que passavam pela rodovia.

 

+Saúde nas Férias

A programação do +Saúde nas Férias continua até o dia 31 de julho. Neste sábado, 02, as equipes  da Semus promovem um mutirão de saúde na Associação dos Produtores Rurais Recanto do Lampião, no quilômetro 45 da TO-020 com atendimento médico, atualização da caderneta de vacinas, entrega de medicamentos, vacinação contra raiva animal, realização de testes rápidos, orientações sobre saúde, dentre outros serviços. 

No domingo, 03, o Busão do Mais Saúde tem parada na Praça do Bosque, das 17 às 20 horas, para levar vacinação aos frequentadores. Na NS-02, próximo ao espaço, as equipes da Semus realizam blitz educativa sobre trânsito seguro. 

Saiba mais.