Semus divulga balanço dos atendimentos do final de semana em USFs

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 14 de maio de 2024 às 14:34

Medida objetiva reduzir o fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento e vem dado bons resultados

Um total de 349 atendimentos foram realizados nos dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo, no segundo final de semana de abertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 61 (503 Norte) e José Hermes Damaso (Setor Sul). A medida tem surtido efeito e reduziu o fluxo de pacientes com queixas leves nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aos finais de semana.  

Nas Unidades de Saúde, os pacientes passaram por atendimento médico, de enfermagem, exames de covid, administração de medicamentos e dispensação de remédios para a continuidade do tratamento.  Esses não apresentavam perfil de acolhimento UPA e envolviam queixas como sintomas gripais leves, diarreia, cefaleia ou tosse. Muitos buscaram por procedimentos como curativos, feitos de forma rotineira nas Unidades de Saúde. 

Já nos dias 4 e 5 de maio, primeiro final de semana da nova medida, foram registrados 887 atendimentos nas mesmas USFs. A expectativa é da abertura em mais finais de semana e feriados. A programação está em fase de planejamento e será divulgada em breve.