Semus é parceria em evento da DPE e realiza ações de prevenção no setor Santa Bárbara

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 09 de agosto de 2019 às 09:44

Entre as ações estão os testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis 

Testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV, Sífilis e Hepatites B e C em humanos e teste rápido em cães para detecção da leishmaniose (calazar). Essas são as ações que serão realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado, 10, das 13 às 17 horas, na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, durante o evento ‘Defensores na Comunidade’, organizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE), no qual a Semus é parceira.

 

De acordo com o coordenador do Grupo de Infectocontagiosas, Eduardo Silva, os testes rápidos para ISTs podem ser feitos gratuitamente por qualquer pessoa que tenha tido relação sexual sem o uso de preservativos, ou que compartilhe seringas e agulhas. “Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor, porque a pessoa pode ter acesso mais rápido aos serviços de saúde, entrar em tratamento, e ficar menos tempo exposta ao vírus. Isso melhora a qualidade de vida e a resposta ao tratamento”, explica Silva, lembrando que é essencial que os moradores levem Cartão do SUS ou CPF para a realização do teste.

 

Também serão distribuídos preservativos, lubrificantes e repassadas orientações de prevenção a respeito das doenças sexualmente transmissíveis.

 


Fique por dentro!

 

A ação contemplará moradores da região Sul de Palmas, especialmente dos bairros Santa Bárbara, Santa Helena e Setor Aeroporto. Além dos serviços de saúde, os moradores terão atendimentos jurídicos, além de brincadeiras para crianças, serviços ofertados pelo Cartório Eleitoral, entre eles alistamento, revisão, segunda via, transferência, emissão de certidões e regularização da situação do eleitor.

  

São parceiros da ação: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Senac, Sesc, Centro Universitário Itpac Palmas, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam), Associação Comunitária do Santa Bárbara, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Santa Bárbara, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBPM). (Com informações da Ascom DPE-TO)

 


Revisão e postagem: Iara Cruz