Semus elege delegada para representar o Tocantins na 17ª Conferência Nacional de Saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de junho de 2023 às 12:42

Etapa ocorrerá em Brasília, entre os dias 2 e 5 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas elegeu a pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Juliete Oliveira, para ser uma das 56 escolhidas para representar o Tocantins na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que deve acontecer de 2 a 5 de julho, em Brasília (DF). A eleição dos delegados ocorreu nesta quinta, 31, dia do encerramento da 10ª Conferência Estadual de Saúde. 

Nas etapas das conferências municipais, em todo o Estado, foram eleitos 800 delegados, nos 139 municípios. Além de Palmas, Juliete representará a região de saúde Capim Dourado, composta pelos municípios Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Felix do Tocantins e Tocantínia.

Para Juliete, a Conferência é uma ferramenta de aferimento dos padrões de saúde pelo país afora, considerando níveis diferenciados de atendimento à população. “É a execução dos princípios do SUS, sobretudo em relação à participação social para que os demais sejam viabilizados como política pública estruturante. E mais, a conferência é um encontro das diversas regiões de saúde do Estado. E por fim, é uma celebração também, um viva ao SUS!”, comentou a delegada escolhida. 

Representantes do Sistema Único de Saúde (SUS), entre usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de serviço, também aprovam pautas de melhorias para a saúde. Entre as pautas aprovadas, destaque para a ampliação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial (RAPS) e implantação da linha de cuidado à pessoa com espectro autista (TEA).

 

Texto: Redação / Semus

Edição: Secom Palmas