Semus faz alerta sobre prevenção e combate a hipertensão arterial no mês da qualidade de vida

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 26 de abril de 2023 às 11:35

No dia 26 é promovido Dia Nacional de Prevenção a Hipertensão e saúde municipal vem trabalhando com conscientização dos usuários

No dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e para comemorar essa data, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) elaborou uma série de atividades a serem realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) durante todo o mês de abril, visando promover a qualidade de vida dos usuários da rede. Entre as ações realizadas estão palestras educativas, exames de pressão arterial, orientações nutricionais e práticas de atividades físicas.

De acordo com a coordenadora de Agravos Não Transmissíveis da Semus, Andreza Domingos, a hipertensão arterial é uma doença crônica que pode causar graves complicações como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. “É importante realizar exames periódicos para monitorar a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos”, ressaltou.

Sintomas

Conforme a área técnica da Semus, os sintomas de pressão alta, normalmente, aparecem quando a pressão já está muito alta, o que pode ocasionar dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Em caso de suspeita, o usuário deve procurar imediatamente atendimento médico.