Semus garante atendimento e segurança à saúde nos cinco dias de festival

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 11 de setembro de 2023 às 14:38

Visa e Samu estiveram presentes, além da equipe da USF Walter Pereira Morato

Nos cinco dias da 17ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), de 6 a 10 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) garantiu atendimento à população com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada no distrito, para casos de urgência e queixas leves. Além disso, os fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) fizeram monitoramento de todo o circuito para assegurar o cumprimento das normas sanitárias.

A unidade de saúde ficou aberta 24 horas por dia durante o FGT,  e no período foram realizados 272 atendimentos, sendo a maioria deles queixas leves de síndromes gripais. Já a equipe do Samu, que estava a postos para caso acontecesse alguma eventualidade, prestou suporte a três cidadãos que apresentavam sinais de síncope, reação alérgica alimentar e ferimento na face.

Segundo o gerente de produtos e serviços de alimentos da Visa, Pedro Paulo dos Santos Oliveira, diariamente, a equipe visitou e fiscalizou os 41 estandes de alimentação e 29 ambulantes do Circuito Gastronômico. Ele reforça que, mesmo com o trabalho preventivo de educação sanitária, algumas irregularidades foram identificadas e devidamente corrigidas pelos empreendedores, como uso de pano de prato e adornos, falta de equipamento de proteção individual como toucas e aventais. Eles também apreenderam produtos que não apresentavam condições sanitárias necessárias para os consumo, como, por exemplo, temperatura, acondicionamento, conservação e armazenamento.

“Nosso trabalho é preventivo e ensinamos todo o manejo e normas sanitárias antes do evento com capacitação, mas o monitoramento durante o FGT é essencial para eliminar quaisquer danos à saúde da população”, ressaltou o gerente. A Visa também atuou na fiscalização do comércio de produtos fumígenos e de banheiros, camarins, pontos de água e de coleta de resíduos do evento.