Semus leva diversos atendimentos para a zona rural de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 02 de julho de 2022 às 16:12

Equipes da Saúde estiveram na Associação de Produtores Rurais Recanto do Lampião com oferta de diversos serviços neste sábado, 02

Com o objetivo de facilitar o acesso à saúde aos moradores da Associação de Produtores Rurais Recanto do Lampião, localizada na zona rural de Palmas, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estiveram em mais um dia de atividade do +Saúde nas Férias durante este sábado, 02. 

Das 8h às 14 horas, com o apoio do Busão do +Saúde, servidores realizaram atendimento médico e de enfermagem, orientações sobre saúde bucal, dispensação de medicamentos, testes rápidos de Covid-19, vacinação, imunização contra raiva em cães e gatos, teste para detecção de leishmaniose, entre outros serviços.

Segundo a superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus, Gilian Cristina Barbosa, a intenção do +Saúde é descentralizar os serviços oferecidos e levar a saúde cada vez mais perto da população. “Às vezes pela distância é mais difícil de buscar os atendimentos de saúde e deixar a saúde em dia. Então facilitamos esse acesso com todas as atividades ofertadas aqui”, explicou.

O agricultor e presidente da associação, Virgulino Machado de Carvalho, afirma que moram mais de 300 pessoas na região que faz parte da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) Walterly Wagner. O geógrafo Antônio Carlos da Silva, de 56 anos, esteve na ação e realizou uma consulta médica. “Muito legal essa ação aqui próxima da nossa região. Facilita”, disse. 

O operador de máquinas pesadas Mércio Carlos dos Reis Oliveira, de 45 anos, aproveitou a visita dos servidores da Semus para levar seus animais de estimação para se vacinar contra a raiva e também fazer teste para detecção da leishmaniose. “Também vim aqui para atualizar meu cartão de vacina. Tomei a da Covid-19, gripe e malária.” 

A aposentada Nonata da Silva Oliveira, de 71 anos, também foi atendida pelas equipes do +Saúde. “Tomei várias vacinas e me consultei com médico. Foram todos muito cuidadosos com a gente.”