Semus leva palestra sobre o combate ao Aedes aegypti a alunos da ETI Cora Coralina

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 16 de maio de 2022 às 17:44

Atividade foi desenvolvida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da ARNO 71 (603 Norte)

Alunos do 1º e 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina assistiram nesta segunda-feira, 16, palestra educativa sobre a importância do combate diário ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A atividade foi desenvolvida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da ARNO 71 (603 Norte) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

A enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e uma das palestrantes do evento, Lorena Gonçalves, conta que as ações educativas para as crianças constrói ensinamentos que elas levam para todos os integrantes do seu grupo familiar. “Essa relação favorável só soma para nossos serviços em combate à dengue". A enfermeira também ressalta que a promoção da saúde por meio de atividades educacionais é uma ferramenta essencial para diversas situações de saúde pública.

A partir da palestra, os alunos serão incentivados a conversar com os familiares para falar sobre como é simples a limpeza dos quintais uma vez por semana, como evitar criadouros e o que fazer em casos de suspeita de doenças ocasionadas pelo mosquito Aedes. 

Criadouros e limpeza

A área técnica da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) ressalta que o Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.


Como contribuir para afastar o mosquito Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

- Mantenha lixeiras tampadas;

- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

- Mantenha ralos fechados e desentupidos;

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

 - Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.