Semus leva para feira agropecuária serviços de inspeção sanitária, vacinação e Samu

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 15 de maio de 2024 às 12:59

Visitantes contam com o apoio da Prefeitura de Palmas durante todos os dias de evento

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) levou para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024 uma gama de serviços de saúde aos visitantes. Desde terça-feira, 14, a Vigilância Sanitária (Visa) está fiscalizando as barracas e restaurantes, enquanto equipes de médicos e enfermeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão disponíveis para atender a qualquer situação que exija cuidados de saúde. Além disso, a Semus está realizando a aplicação de vacinas de rotina para adultos e adolescentes. 


A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, visitou o evento nesta quarta-feira, 15, e reforçou a importância da Saúde Municipal no evento, para que possa dar mais segurança para os usuários. “Sempre organizamos equipes para que possam dar essa assistência. É essencial que os cidadãos tenham a garantia que se houver um mal-estar, um desconforto, tenha uma equipe para acolhê-lo e realizar seu atendimento”, destacou. 
 

Segundo a médica da Semus Brunna Amorim Rabelo, que está atuando no atendimento do evento, o fluxo de pacientes está tranquilo. Ela informou que a maioria das queixas têm sido de menor gravidade, como alterações de pressão arterial e níveis de glicemia, devido ao calor intenso. A equipe está realizando exames físicos e monitorando esses parâmetros regularmente. Além disso, estão disponíveis medicações como analgésicos e antialérgicos para controlar esses sintomas. Em casos mais graves, a equipe está preparada para realizar um atendimento inicial e providenciar o transporte imediato para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital.

Vigilância

O coordenador-geral da Visa, Pedro Paulo dos Santos Oliveira, esclareceu que os fiscais e inspetores atuarão em todos os dias da feira. "Os ambulantes e comerciantes receberam treinamento sobre práticas de higiene e manipulação de alimentos. A Visa está atenta e fará uma fiscalização rigorosa de toda a estrutura ligada à saúde durante o evento, com foco especial em produtos e serviços alimentícios". O comerciante Daniel Neves, 42 anos, que abriu um restaurante no local, explicou que é importante oferecer alimentos com segurança para todos os participantes da feira. “Sempre com muita seriedade para que tudo fique regular com a vigilância.”