Semus oferece atendimentos do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt)

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de maio de 2022 às 14:40

Na Capital, 33 profissionais da saúde foram capacitados para oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) oferece atendimentos de pacientes fumantes que desejam parar de fumar. Na Capital, existe o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt), do Programa Municipal de Controle de Tabagismo (PMCT). A Coordenação Técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) da Semus, onde o projeto está inserido, tem a intenção de levar o atendimento para todas as Unidades de Saúde da Família (USF) até 2023, sendo que a da Arno 44 (409 Norte) é a primeira a aderir ao serviço de assistência à saúde neste ano.  

Para realizar os atendimentos, os servidores da saúde passaram por capacitação para aprimorar a técnica de realização do tratamento do fumante. Ao todo, foram capacitados 33 profissionais de saúde, entre médicos, odontólogos, farmacêuticos e enfermeiros, áreas profissionais essenciais para o tratamento. Nesta semana, foi iniciada a triagem dos usuários da Arno 44 (409 Norte) para adesão ao tratamento. 

Na unidade, o atendimento é organizado pela farmacêutica do Programa Palmas para Todos (PPT) da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Rosiane Cunha. Ela afirma que a captação de pacientes tem sido feita durante as consultas. “Essa é uma estratégia importante para encontrar aqueles mais motivados e que têm mais chance de concluir o tratamento”, afirma. 

A merendeira Suelene Lima Bueno, de 50 anos, foi a primeira paciente a ser triada para o tratamento na USF da Arno 44. Ela fuma desde os 14 anos de idade. “Resolvi parar de fumar porque descobri que estou com trombose. Já tentei largar o fumo por conta própria diversas vezes e não consegui. Agora eu acredito que vou conseguir com a ajuda que vou receber aqui na unidade. Quero mudar de vida e ter saúde”, disse a paciente.

Programa

O programa multidisciplinar versa sobre a mudança do estilo de vida do paciente. Nos grupos são ensinadas estratégias para a pessoa que deseja parar de fumar lide com problemas como ansiedade, estresse, a solidão que podem estar atreladas ao uso contínuo do tabaco. Interessados no tratamento podem procurar sua unidade de referência de saúde e relatar as dificuldades, podendo ser encaminhado para o acompanhamento.

“A pessoa que deseja parar de fumar se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com a pessoa que tenha hábitos tabágicos e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema”, afirma a coordenadora técnica do CTDANT, Andreza Domingos da Silva.