Semus participa da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 10 de abril de 2024 às 09:39

Evento reúne profissionais e população para debater e propor melhorias para sistema de saúde

Nesta manhã de quarta-feira, 10, teve início a etapa macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Cegtes). O evento, que se estende até às 18 horas, acontece no Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e reúne profissionais e moradores de 42 municípios das regiões de saúde do Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito.

O objetivo desta conferência, como destaca o secretário-executivo, Daniel Borini, que está temporariamente à frente da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), é realizar uma análise coletiva entre os profissionais de saúde e usuários para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Borini também ressalta que o evento promove um estudo abrangente entre os diversos participantes sobre os temas propostos para as etapas estadual e nacional subsequentes.

Conforme explicado pelo superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Semus, Silvio Lira, após os debates regionais, está programada a etapa estadual, que também acontecerá na Capital, nos dias 11 e 12 de junho. "O tema da conferência, ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’, destaca a importância do SUS e o papel fundamental dos profissionais de saúde e gestores na sua efetivação. Participar do evento pode fortalecer o compromisso local com os princípios e objetivos do SUS", destaca Lira.

A Conferência é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO), além de secretarias e conselhos municipais.

Regiões

• Região Amor Perfeito: Brejinho do Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis.
  • Região Capim Dourado: Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Palmas, Rio dos Bois, Rio do Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix, Tocantínia.
  • Região do Cantão: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.