Semus planeja ações de prevenção e combate às infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais para 2020

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 03 de dezembro de 2019 às 10:27

Na última semana duas resoluções foram publicada para nortear as ações do próximo ano

Com o intuito de fortalecer a prevenção e o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS e hepatites virais, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) publicou, na última semana, duas resoluções que vão nortear as ações durante o ano de 2020.

A Portaria Nº 49 dispõe sobre a aprovação do Plano de Enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS e Hepatites Virais. O documento foi aprovado pelo plenário do Conselho Municipal de Saúde de Palmas em sua 11ª reunião, no último dia 20 de novembro. O plano em questão orienta a execução das ações a serem desenvolvidas no decorrer do próximo ano.

Já a Resolução de Nº 50 visa assegurar a participação de 20% dos profissionais de saúde da atenção básica do Município no programa de educação permanente do Ministério da Saúde, Telelab. O objetivo é garantir a capacitação e atualização constante desses servidores no diagnóstico e no monitoramento do HIV e da sífilis.

A enfermeira Raiane Mocelai, coordenadora técnica do Setor de Doenças Infectocontagiosas da Semus, destaca que praticamente todas as unidades da rede municipal de Saúde de Palmas possuem profissionais aptos a realizarem as demandas de testagem rápida, diagnóstico e monitoramento das ISTs. “O Telelab vai garantir a atualização constante de 20% desses profissionais nos procedimentos”, finaliza.

Telelab

O Telelab é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza cursos gratuitos, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde. (Com informações https://telelab.aids.gov.br/)