Semus promove ação de conscientização sobre violência contra mulheres e meninas em escola estadual

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 15 de setembro de 2023 às 15:27

Profissionais abordaram os alunos e funcionários com uma palestra informativa, visando discutir o tema

Ações descentralizadas, por meio de palestras contra a violência doméstica, familiar às mulheres e meninas e ao feminicídio, foram realizadas nesta sexta-feira, 15, pelo Núcleo de Proteção à Mulher em Situação de Violência (Nupav), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). As atividades ocorreram em parceria com a Operação Shamar na Escola Estadual Maria dos Reis, situada no setor Taquari, durante todo o dia.

Segundo a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, o objetivo principal dessas atividades é sensibilizar a comunidade escolar para a questão da violência contra as mulheres e divulgar os recursos disponíveis para combater esse problema. “Estamos apresentando os canais de denúncia, o aplicativo Salve Mulher, explicando o significado das violências e promovendo conscientização”, explicou.

Leyssane também relata  que no dia 21 de setembro, haverá uma nova abordagem, dessa vez, na Unidade de Saúde da Família (USF) Arno 44, para promover a comunidade da região sobre a importância da participação ativa da sociedade contra a violência feminina.

A Operação Shamar é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com atuação integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O nome escolhido para a ação é de origem hebraica e significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.