Semus promove ação voltada para hipertensos e diabéticos na Arne 43 nesta sexta-feira, 5

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 02 de abril de 2024 às 12:42

Evento será realizado das 7 às 19 horas e é voltado para população de 40 a 74 anos, residentes da região Norte de Palmas

O Ministério da Saúde credenciou a Unidade de Saúde da Família (USF) da Arne 43 (406 Norte) para apoiar e implementar ações da Estratégia Cardiovascular na Atenção Primária de Saúde (APS). Em decorrência disso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará nesta sexta-feira, 5, das 7 às 19 horas, na respectiva unidade, o “HD +", destinado à comunidade hipertensa e diabética. A ação é direcionada aos moradores de 40 a 74 anos das quadras Arne 41 (304 Norte), Arne 51 (404 Norte), Arne 61 (504 Norte), Arne 71 (604 Norte), Arne 53 (406 Norte) e Arne 63 (506 Norte).

Durante o evento, serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos, avaliação nutricional, exames laboratoriais, atividades físicas, além de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de auriculoterapia e ventosaterapia, além de programas de educação em saúde. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 250 pessoas ao longo do dia.

Porta de entrada

Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) da Semus, Sanmya Andrade, para realizar o tratamento contra o diabetes e a hipertensão pela rede municipal de saúde, a população pode procurar a sua unidade de referência e agendar uma consulta com o profissional de saúde médico ou enfermeiro, que são responsáveis por fazer o diagnóstico e realizar o encaminhamento para os demais serviços necessários. “Após esse procedimento, o paciente passará pela equipe multiprofissional, que são os educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas ", ressalta.