Semus promove ações de prevenção e conscientização para o Palmas Carnaval 2014

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Thaise Marques | Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 16:08

Além de testes rápidos para a identificação  de doenças sexualmente transmissíveis como Aids e sífilis, são realizadas blitze e palestras de conscientização .

Dando início às ações de prevenção e conscientização para o Palmas Carnaval 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Núcleo de Assistência Henfil e Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta quarta-feira, 26, a realização de testes rápidos para a identificação  de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids e a sífilis. Também estão sendo realizados testes de Hepatite B e C. A ação iniciou às 08 horas na Policlínica de Taquaralto e segue até as 17 horas.

 

De acordo com a coordenadora da Policlínica, Elizete Freire, a ação preventiva é fundamental para garantir à população que o Carnaval seja seguro. “Além dos testes, teremos palestras de conscientização e prevenção alertando para o uso de preservativos e o não compartilhamento de forma nenhuma de agulhas e seringas. Estamos trabalhando para um Carnaval saudável”, explicou Elizete.

 

O responsável técnico do Programa DST-Aids, Fábio Casteluber, informou que é feito todo o acompanhamento desde o preenchimento da ficha até o resultado do teste. “Desde a acolhida já iniciamos as orientações de todos os procedimentos que estão sendo realizados e sua importância. Se o resultado for negativo reforçamos como pode ser prevenida as doenças e caso seja positivo é feito encaminhamento para o tratamento no Núcleo de Assistência Henfil”, ressaltou Casteluber.

 

As pessoas que realizarem o teste recebem também um kit composto por squeeze, preservativos em gel e panfletos explicativos sobre as enfermidades. A ação será realizada ainda na Policlínica da Quadra 303 Norte, na Unidade de Saúde da Família do Taquari e na Feira Coberta da Quadra 1106 Sul.

 

Blitz

 No período da manhã também foi realizada uma blitz educativa na Avenida Tocantins, em frente à Casa do Padeiro, junto com a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito. Na ocasião, foram entregues kits, adesivos da Operação Lei Seca, tapa-sol para carros e materiais preventivos como preservativos.

 

A responsável da área técnica de Acidente de Trânsito e Transporte da Semus, Diana Gusmão, destacou que, além das ações preventivas das doenças sexualmente transmissíveis, “a blitz alertou sobre os riscos de beber e dirigir, assim como a necessidade de uma alimentação saudável para curtir os quatro dias de folia”.

 

“A prevenção é importante em todos os sentidos, desde a alimentação saudável, o sexo seguro, a conscientização e com certeza não podemos esquecer que bebidas alcoólicas e direção não combinam”, afirmou Diana.  

 

Programação

Quarta-feira, 26

8 horas - Blitz na Avenida Tocantins em frente à Casa do Padeiro - Temas abordados: DST/AIDS, Álcool e Trânsito.

8 às 12 horas / 14 às 18 horas - Teste Rápido (HIV, Hepatites e Sífilis) na Policlínica de Taquaralto com entrega de kits para a população que for testada.

 

Quinta-feira, 27

8 às 12 horas - Mobilização na 303 Norte em frente à Policlínica e convite para a testagem na sexta-feira na Policlínica da 303 Norte

16 às 18 horas - Mobilização na Feira Coberta da 1106 Sul pela equipe de Saúde da Família da 1206 Sul - Temas abordados: DST/AIDS, Álcool e Trânsito.

 

Sexta-feira, 28

8 às 18 horas - Teste Rápido (HIV, Hepatites e Sífilis) na Policlínica da 303 Norte

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif