Semus realiza ação referente ao Dezembro Vermelho na feira da Arse 112, nesta quinta, 1º

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de novembro de 2022 às 12:50

Além das orientações serão oferecidos testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis

Com o objetivo de conscientizar a população e ampliar a oferta de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza, nesta quinta-feira, 1º, a partir das 18 horas, na feira da Arse 112 (1.106 Sul), atividade alusiva ao Dezembro Vermelho, mês destinado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras ISTS.

Durante a ação, as equipes da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas e do Núcleo de Assistência Henfil vão disponibilizar para a população testagem de ISTs e orientações sobre os métodos de prevenção oferecidos pela rede municipal de saúde da Capital. Outra atividade ocorrerá no dia 07 de dezembro, na feira da Arno 61 (503 Norte), também a partir das 18 horas.

De acordo com  a coordenadora do Henfil, Ginã Brasileira Sousa, dezembro é o mês escolhido para intensificar as informações junto à população, de forma a orientar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce de uma possível infecção, tratamentos e os serviços que são oferecidos pela rede municipal de saúde. Ginã ainda ressalta que caso um paciente receba um teste reagente ou positivo para HIV, a Semus possui uma equipe multiprofissional para acolhê-lo e dar assistência em todo o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção HIV

Além dos preservativos femininos e masculinos, a Semus oferece aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp), que é uma importante medida na redução do risco de contrair infecção por HIV para as pessoas com risco de contágio. Feita com o uso de antirretrovirais, a administração da PrEp é realizada em Palmas no Núcleo de Assistência Henfil.

Já a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) também é oferecida gratuitamente pelo SUS em qualquer situação que possa oferecer o risco de contágio, dentre elas a violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). O tratamento da PrEp e PEP também são oferecidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).