Semus realiza Iº Oficina sobre Envelhecimento para profissionais da saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de outubro de 2019 às 18:34

Nesta quarta-feira 30, foi realizada, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Iº Oficina sobre Envelhecimento e a Caderneta de Saúde de Pessoa Idosa. A oficina teve como público-alvo profissionais de nível médio que atuam na Atenção Básica.

Durante a oficina, foi debatida a relevância da prática de hábitos saudáveis para o envelhecimento com saúde e qualidade de vida. Os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer um olhar diferenciado sobre chegada da terceira idade, por meio das técnicas, Taísa Ribeiro, responsável técnica de Saúde da Pessoa Idosa, e Wanira Soares, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

O propósito da oficina foi conscientizar as pessoas sobre o envelhecimento saudável e ativo. “Nós temos o objetivo de sensibilizar quanto ao envelhecimento para que esses profissionais trabalhem de forma qualificada os idosos do nosso Município. Eles estão recebendo informações tanto para trabalhar de forma diferenciada a nossa população idosa quanto para trabalhar e conscientizar sobre o envelhecimento próprio”, pontuou Taísa.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a população global de crianças entre 0 a 4 anos já se iguala a de idosos com 65 anos ou mais. Por exemplo, a estimativa é que em 2075, a população de idosos com 65 anos ou mais será igual à de jovens de 0 a 14 anos.   Isso significa que o comportamento da população está mudando rapidamente e a expectativa de vida aumentou. Segundo dados do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI- BRASIL), em 2050 a população idosa irá representar 30% da nação no País, enquanto as crianças, apenas 14%. O Brasil ocupa a 6ª posição entre países com maior ritmo de envelhecimento.

Os profissionais da Atenção Básica também receberam um questionário relacionado à temática abordada e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a qual disponibiliza orientações importantes sobre direitos da pessoa idosa, uso e armazenamento adequado de medicamentos, acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), alimentação saudável, saúde bucal, prevenção de quedas, atividade física  e sexualidade.