Semus recebe centenas de pessoas em mutirão de atendimentos de saúde na região Norte de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça/Semus | Publicado em 16 de setembro de 2023 às 14:06

Escola Daniel Batista e Unidade de Saúde da Família da 508 Norte receberam mais uma edição do Mais Saúde, com diversos serviços gratuitos

Em um dia dedicado à saúde, mais de 100 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) se mobilizaram neste sábado, 16, na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, localizado na Arne 64 (508 Norte) e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro para levar cerca de 30 serviços à população da região em mais uma edição do Mais Saúde. Centenas de pessoas passaram por lá nas oito horas de atendimento em busca de vacinação, consultas, exames, dentre outros serviços de assistência.

O balanço final de atendimento será divulgado na semana que vem, mas a movimentação foi intensa. Idosos, adultos e crianças passaram pelo local para desfrutar da agilidade dos serviços de saúde concentrados em um só lugar, como é o caso da gestora de Recursos Humanos Sayonara da Silva Oliveira, de 31 anos, que buscou atendimento para realização da cirurgia de laqueadura. “Já havia dado entrada no pedido na minha unidade de saúde, mas vim aqui agilizar o processo. Em poucos minutos passei pelo médico, psicólogo e assistente social e fui encaminhada ao ginecologista para agendar o procedimento”, explicou Sayonara, que esteve no Mais Saúde acompanhada do marido e dos filhos.

Quem também acelerou o processo para realização da laqueadura foi Flavia Stefane Soares Farias, de 22 anos, grávida do terceiro filho. Moradora da Arne 61 (504 Norte), ela conta que já estava tentando realizar o procedimento e com a terceira gestação já se adiantou para, assim que realizar o parto, também ser submetida à laqueadura. “Precisaria passar por mais três consultas e aqui resolvi tudo em um único momento”, destacou.

Na avaliação da secretária da Semus, Anna Crystina Mota, o Mais Saúde intensifica as ações nos bairros e consegue alcançar um público que tem mais dificuldade em se deslocar até uma unidade de saúde durante a semana. “Pensamos estrategicamente em todos os serviços oferecidos para atender, principalmente, os moradores da abrangência da Arne 64. O primeiro Mais Saúde, no Jardim Taquari, foi um sucesso, e esta segunda edição não é diferente”, celebrou a secretária.

Ainda de acordo a secretária, a ideia é realizar mais edições e atender aos moradores do distrito Buritirana, setor Morada do Sol e da região central da cidade. “Vamos expandir e levar a prefeitura a todas as regiões da cidade. É a prefeitura nos bairros para atender a cada cidadão que tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, concluiu.Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Grangeiro Saraiva, é de suma importância a realização deste tipo de mutirão. “Agora estamos indo até os pacientes e nós, profissionais da saúde, devemos facilitar e levar saúde para a população. Todos estão de parabéns pelo evento.”

O evento contou com a participação de acadêmicos de medicina da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC), da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas (Afya Palmas).

Mais Saúde

Além dos atendimentos porta-aberta, sem necessidade de agendamento, o mutirão realizou uma série de consultas e exames com pacientes da Atenção Secundária, já pré-agendados para consultas nas áreas de psiquiatria, oftalmologia, pediatria, fisioterapia, otorrinolaringologista e exame de ecocardiograma. 

A população teve acesso à testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem HPV, triagem saúde mental, auriculoterapia e ventosa, consulta médica, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação antirrábica, testagem de leishmaniose canina, orientação de saúde bucal, atualização do cartão do Sistema Único de Saúde, orientação do programa Bolsa Família, distribuição de preservativos, atualização da caderneta de vacinação, prescrição e dispensação de medicamentos, avaliação para detecção da hanseníase, avaliação para inserção de vasectomia, laqueadura e Dispositivo Intrauterino (DIU), avaliação e tratamento do fumante e administração de Vitamina A e aconselhamento nutricional.

A dona de casa Juracy da Silva Alves, de 64 anos, também aproveitou para realizar uma consulta e ser encaminhada ao psicólogo. “É bom ter esse tipo de atendimento aos finais de semana, pois a correria do dia a dia dificulta conseguir consulta. Estou satisfeita com o atendimento recebido”, avaliou.

A dona de casa Adeides Lustosa Santos, de 55 anos, buscou atendimento médico para avaliar dores na coluna, mas aproveitou o evento e também levou o neto Bruno Lustosa Batista, 15 anos, para uma consulta. O adolescente foi diagnosticado com asma há mais de 10 anos e a avó não descuida de sua saúde. “Meu neto passou por uma avaliação e de imediato recebeu encaminhamento para fazer exames e ser avaliado por um pneumologista, especialista no tipo de doença dele. Logo faremos a nova consulta e os exames que pediram”, explicou a dona de casa. Além do encaminhamento recebido, o adolescente também recebeu medicação para auxiliar no tratamento da asma.

Em família, a dona de casa Luciana Martins Ramos Melo, de 22 anos, atualizou a caderneta de vacinação das filhas Emily Martins Melo, de 20 dias de vida, Emanuelly Martins Melo, de 2 anos, da enteada Nawnny Ferreira da Silva, de 9 anos, e do marido Antônio Marcos Ferreira Melo, 33 anos, além de ter recebido orientações sobre saúde bucal. “Hoje trouxe toda a família e cada um conforme sua necessidade recebeu a vacina. Somadas todas as vacinas conseguimos receber doses contra tétano, influenza e suplementação de Vitamina A”, explica. A suplementação foi ofertada à filha mais nova.