Semus registra 314 notificações de dengue na última semana epidemiológica

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação / Semus | Publicado em 18 de maio de 2023 às 11:59

Boletim também aponta manutenção da circulação do sorotipo 2 da patologia na Capital

O boletim das arboviroses da 19ª semana epidemiológica do ano, referente ao período entre os dias 7 e 13 de maio, registrou 314 casos notificados de dengue, 123 de chikungunya e 30 de zika vírus. O monitoramento também mostra que dentre os casos notificados de dengue, um apresentou sintomas mais graves da doença. O documento divulgado nesta quarta-feira, 17, pode ser conferido na íntegra aqui.

Além disso, foi identificado a circulação de dois sorotipos de dengue: o DENV1 e o DENV2, sendo que o segundo não circulava em Palmas desde 2020. De acordo com a coordenadora de Arboviroses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Meire Silva Rodrigues, a manutenção desse sorotipo pode contribuir para aumento de casos e risco de epidemia, visto a susceptibilidade maior da população aos diferentes sorotipos.

Meire Rodrigues explica que ao todo existem quatro sorotipos de dengue. “Por isso a importância de fazer o exame de dengue e identificar qual é o serotipo. O DENV2 vem predominando nas últimas amostras, e sempre que há a entrada de um novo sorotipo, mais as pessoas ficam suscetíveis a adoecer, especialmente crianças, idosos e gestantes", completa.

Monitoramento anual

Os dados acumulados desde o início do ano, apontam que foram registrados 1.367 casos prováveis de dengue, 809 de chikungunya e 204 de zika vírus. A Semus esclarece que as informações presentes no documento são parciais e estão sujeitas a alterações, conforme a investigação e o diagnóstico das doenças progridem. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) on-line e do Sinan net.