Semus registra mais de 1.300 atendimentos nas unidades de saúde abertas no final de semana e feriado

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 21 de maio de 2024 às 15:35

Este é o terceiro final de semana consecutivo em que a secretaria adota essa estratégia para auxiliar as UPAs

Em mais uma ação bem-sucedida da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, foram realizados 1.335 atendimentos nos dias 18, 19 e 20 de maio nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte) e José Hermes Damaso (Setor Sul). Essas unidades tiveram seu funcionamento ampliado aos finais de semana e feriados para ajudar a reduzir o fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Nas UPAs, 148 pessoas foram encaminhadas para as duas USFs mencionadas. Esse direcionamento foi necessário, pois esses pacientes não apresentavam perfil de emergência e envolviam queixas como sintomas gripais, inapetência, dor de garganta, cefaleia recorrente, administração de medicação, amigdalite, exames, diarreia, epigastralgia, manchas na pele, queimadura, furúnculo e curativos.

Conforme a secretária municipal de Saúde de Palmas, Anna Crystina Mota, este é o terceiro final de semana consecutivo em que a Semus adota essa estratégia, principalmente devido ao período sazonal de doenças respiratórias, que tem aumentado o número de pacientes nas UPAs e USFs. “Os números demonstram o sucesso da nossa estratégia e a população tem colaborado ao procurar o local correto de atendimento conforme a queixa apresentada. Manteremos esse reforço até a situação ser normalizada”, explica.

Classificação

A Semus ressalta que os pacientes devem procurar as USFs e UPAs de acordo com os sintomas. Confira algumas dessas situações:

USF - Em caso de sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor no corpo e febre moderada, a população poderá procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família que estarão em funcionamento durante o final de semana. Além disso, os pacientes ainda têm acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, acompanhamento de doenças como hipertensão, cefaleia e outros sintomas leves. Pacientes identificados nas UPAs com esses sintomas poderão ser encaminhados para as USFs.

UPA - As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) operam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, incluindo pressão alta, febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com uma estrutura simplificada que inclui raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, as UPAs contribuem para a redução das filas nos prontos-socorros hospitalares.