Semus treina socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 24 de maio de 2022 às 18:02

Capacitação ministrada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Saúde Municipal reuniu 45 profissionais do Samu

Em mais uma capacitação voltada para a área da urgência e emergência, o  Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) aplicou o 'Curso de Avaliação de Cena e Cinemática de Trauma' para 45 profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

Realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o evento reuniu socorristas, médicos e enfermeiros. A eles foram apresentadas situações de resgate com avaliações de vítimas de traumas e tipos de imobilizações. O treinamento contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, que fez uma demonstração de extricação rápida de veículos e desencarceramento.

De acordo com a instrutora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e enfermeira no Samu, Karlla Luz, a atuação em incidentes com múltiplos cenários exigem protocolos específicos visando a tentativa de salvar a vítima e minimizar o tumulto e caos, que podem se estabelecer durante uma ocorrência envolvendo aspectos diferentes. “Daí porque a importância dos treinamentos contínuos que oferecemos aos nossos profissionais”, pontua Karlla Luz.

Cinemática

De acordo com a área técnica do Samu, a cinemática do trauma é o processo de avaliação da cena do acidente para que, por meio dela, seja possível determinar as lesões resultantes das forças e movimentos envolvidos, bem como estimar a gravidade das mesmas.

Compreende-se como trauma qualquer força externa que resulte em lesão que cause alteração estrutural ou fisiológica no organismo. Constitui, portanto, um problema de saúde pública, já que é a primeira causa de morte entre jovens e, quando não gera morte, deixa muitas sequelas às suas vítimas.