Sensibilização sobre queimadas visita 126 propriedades no Distrito de Taquaruçu

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 08 de agosto de 2022 às 14:05

Trabalho levou informações sobre práticas seguras de manejo do solo no período de estiagem; intenção é minimizar o risco incêndios nas áreas urbanas e rurais.

O Dia ‘D’ de Sensibilização e Prevenção às Queimadas alcançou 126 propriedades rurais ligadas ao Distrito de Taquaruçu, no último sábado, 06, e a expectativa é que o número seja superado no próximo dia 13, quando a atividade chega à região do Taquaruçu Grande.

O trabalho realizado pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) levou informações sobre práticas seguras de manejo do solo no período de estiagem, evitando o uso do fogo. A intenção é minimizar o risco de ocorrência de incêndios nas áreas urbanas e rurais.

O trabalho contra as queimadas em Palmas é contínuo, com, ações educativas durante todo o ano, nas escolas da rede municipal. Também é realizado um trabalho de esclarecimento especialmente com os proprietários rurais.

Durante o período de queimadas, o município mantém uma brigada de incêndio, que trabalha aliada as demais forças de combate a incêndios e no período pós-estiagem as ações se concentram nas áreas atingidas, para realizar a recomposição da mata nativa.

Vale destacar que além de prejuízos econômicos e ambientais, a prática de queimadas também provoca agravamentos de saúde, especialmente em relação às doenças respiratórias e atinge principalmente os grupos mais vulneráveis, a exemplo de pessoas com comorbidades, idosos e crianças.

Participaram do ‘D’ em Taquaruçu, técnicos ambientais da FMA, Energisa, Secretaria Municipal de Infraestrutura de Serviços Públicos; Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal, BRK Ambiental, Governança Turística de Taquaruçu e Associação Água Doce.

 

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom Palmas

Edição: Secom Palmas