Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
Autor: Juliana Matos | Publicado em 10 de fevereiro de 2020 às 14:06
Poda deve ser feita pelo proprietário do imóvel em ocasião próxima à data em que caminhão de recolhimento atende sua vizinhança
Mais de 11,6 mil toneladas de restos de poda de árvores foram recolhidas das ruas de Palmas durante todo o ano passado. Este serviço é oferecido pela Prefeitura de Palmas de forma contínua e planejada a toda a zona urbana da Capital.
Para ser atendido, o morador deve realizar o corte de galhadas em ocasião próxima à data em que o serviço de recolhimento de galhadas atende sua região. Para facilitar a localização do endereço, o solicitante também deve confirmar um ponto de referência.
Nos bairros e quadras da região Norte de Palmas, o caminhão realiza o atendimento entre o dia 1º e 10 de cada mês. Entre os dias 11 e 20 são atendidas quadras da região Central de Palmas e entre os dias 21 e 30 ou 31 nos bairros da região Sul.
Para tirar dúvidas e obter orientações acerca de como dispor os resíduos, basta ligar para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) no telefone (63) 3212-7426 das 7 às 19 horas.
A Seisp esclarece que realiza poda apenas de árvores em áreas públicas e que a poda de árvores em terrenos particulares é de responsabilidade do proprietário. Um alerta importante diz respeito a galhos em contato com rede elétrica que podem causar acidentes. Por isso, é importante solicitar à concessionária local de energia elétrica a poda segura.
Restos de obras
É importante frisar que restos de construção civil não devem ser misturados ao resíduo de poda. Os restos de construção são destinados a depósito específico por empresas credenciadas no Município para locação de contêiner específico para restos de obra. O serviço é particular e, portanto, deve ser contratado pelo morador diretamente com o prestador de sua escolha. Da mesma forma não é permitido o depósito de galhadas ou restos de obras em contêineres de lixo comum.
Dúvidas sobre o assunto também podem ser esclarecidas por qualquer cidadão na Seisp pelo telefone informado acima ou pessoalmente na Seisp, que fica localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre as avenidas NS-10 e LO-27.