Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras têm encontros

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 13 de abril de 2023 às 13:55

As atividades são mensais e voltadas à inclusão e integração social, por meio da cultura, lazer e esportes

Os grupos de Idosos e de Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas são espaços que oferecem vivências em grupo com atividades culturais, de lazer e esportivas para complementar o trabalho social realizado com as famílias, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi). Nesta quinta-feira,13, ocorreram os encontros mensais dos Grupos de Idosos atendidos nos Cras Krahô, Karajá e de Taquaruçu.

“Estou encantada com o grupo", disse emocionada a idosa Noeli Vieira, que mora próximo ao Cras Krahô e participou pela primeira vez do Grupo de Idosos do local. “Me sinto muito sozinha, e estou me sentindo acolhida aqui e vou permanecer”, destacou a senhora, que ficou viúva recentemente. 

Conforme a pedagoga, Elda de Souza, nos grupos de idosos a questão do envelhecimento ativo e saudável é o principal foco. “Trabalhamos com eles a percepção nova da envelhecência, ou seja, uma fase que precisa ser encarada com alegria e disposição”. A profissional ressalta que a ação é bastante gratificante pelos resultados positivos alcançados. “É um experiência maravilhosa, de trocas, é um espaço de interação, em que eles se encontram, aqui eles conversam, conhecem outras pessoas e percebem realidades comuns entre eles, e criam vínculos de amizade para além dos muros da entidade”, contou. 

O grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Feliz Idade, do Cras Krahô tem 44 inscritos, dos quais 35 têm frequência constante. 

Já no Cras de Taquaruçu, a ação com o grupo de idosos desta quinta foi mediada pelo psicólogo Wendel Ferraz e pela assistente administrativa, Sebastiana Florentino (conhecida pelos participantes como Ricó). No local 18 idosos são participantes ativos das programações.

A turma do Grupo Feliz Idade, se reúne no Jardim Aureny III, no Cras Karajá I, todos os meses seja para dançar, pintar, conversar ou apenas interagir. Nesta quinta eles contaram com a participação da equipe de estagiários da Unidade Básica de Saúde Liberdade.

 

SCFV

Podem participar crianças, jovens e adultos, pessoas com deficiência, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

 O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, com caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. 

 

Texto: Lorena Karlla e Eliene Campelo/ Sedes

Edição: Secom