Serviço de roçagem recebe reforço para controle de capim-andropogon em áreas públicas e cruzamentos

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 12:03

Espécie era utilizada em fazendas de pasto que ocupava área onde foi construída capital mais jovem do País

O período das chuvas sazonais em Palmas favorece o crescimento de capim em áreas verdes e logradouros não edificados. Para controle e limpeza, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) está intensificando os atendimentos para capina e a roçagem de áreas verdes, canteiros de avenidas, cruzamentos e logradouros não edificados próximos a escolas e outros equipamentos públicos, explica o diretor de Parques e Jardins da pasta, Miguel Fonseca.

Nesta segunda-feira, 25, está realizando capina e roçagem nas seguintes localidades na Capital: cruzamentos da Avenida JK com a NS-10 e da NS-01 com LO-14; nas Avenidas Teotônio Segurado, NS-10 e NS-04; no Jardim Aureny I, nas quadras Arne 14 (110 Norte), ASR-SE 25 (212 Norte), Arso 22 (205 Sul), Arse 31 (304 Sul), Arne 71 (604 Norte), Arso 62 (605 Sul), Arne 63 (506 Norte), ACSO 101 (1003 Sul) e Arse 102 (1006 Sul), assim como nas principais avenidas dos distritos de Taquaruçu e Buritirana.

Este trabalho ajuda no controle do capim-andropogon, espécie comumente encontrada na região e que é remanescente das antigas pastagens que ocupavam toda a área onde foi construída a Capital. "O capim-andropogon se adaptou às condições locais. As altas temperaturas e chuvas constantes acabam favorecendo seu crescimento que chega quatro a cinco centímetros por dia. Na seca, ele chega a hibernar e não atinge esse crescimento por falta de água", explica o técnico agropecuário Bonfim dos Reis da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder).

Segundo ele, em áreas urbanas, o controle de crescimento por aparagem ou roçagem é eficaz por não oferecer impacto ao meio ambiente e ainda reduzir, em longo prazo, a dispersão das sementes pelo vento.

Retorno das equipes

Além da distribuição de servidores equipados com equipamento costal, a Seisp também utiliza tratores para roçagem e revolvimento de terra para desenraizamento do capim e o redimensionamento das visitas. O intervalo de visitas a estas áreas que no período de estiagem é de 60 a 90 dias está sendo reduzido, no período chuvoso, para 50 a 60 dias para atendimento de toda a cidade.

Para contribuir com este trabalho enviando sugestões ou pedidos para limpeza, capina ou roçagem, basta entrar em contato pelo telefone (63) 3212-7426 (das 7 às 19 horas).