Serviço de transporte coletivo de Palmas voltará à normalidade ao longo da semana

Agência de Transporte Coletivo de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 08:42

ATCP segue com plantão para efetivar posse de motoristas contratados; escala de terça-feira terá 80% desses profissionais atuando

Os usuários do transporte coletivo de Palmas deverão sentir a melhora na prestação do serviço ao longo da semana, após os transtornos ocorridos na manhã desta segunda-feira, 30, quando a frota foi reduzida por insuficiência de motoristas. “Não temos problema com frota, com insumos e nem com funcionamento dos veículos. O que ocorreu hoje (30) foi uma insuficiência de motoristas”, informou o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves. 

Durante toda a segunda-feira, a equipe de Recursos Humanos (RH) da ATCP trabalhou para acelerar o processo de posse de novos motoristas e garantir que a escala de trabalho nesta terça, 31, tenha 80% dos motoristas que atendia as empresas e o serviço até na semana passada. “No final da tarde de hoje (30), que é outro horário de pico, já tivemos uma melhora, comparando com o período da manhã. No decorrer da semana, com o engajamento da nossa equipe e os motoristas que estão vindo tomar posse, a gente vai conseguir melhorar significativamente essa situação”, garantiu o presidente. 

 

Entenda

Quando assumiu o transporte coletivo da Capital, no dia 1º de dezembro de 2022, após o encerramento da vigência dos contratos com as concessionárias que operaram o sistema por 30 anos, a Prefeitura de Palmas, por meio da ATCP, autorizou as três empresas a prestarem o serviço por mais 60 dias (até 29 de janeiro), sendo remuneradas pelo quilômetro rodado. “No início desta semana, as empresas Miracema e Palmas Transportes nos informaram formalmente que encerrariam no dia 28. Verificamos a insuficiência de prazo pra poder providenciar a posse de todos os motoristas e determinamos que esse prazo fosse até o dia 31. Notificamos as três concessionárias e também o sindicato das empresas (Seturb). Infelizmente, a Miracema Transportes não cumpriu o prazo”, explicou Fábio Chaves.

Mesmo a equipe de RH da ATCP fazendo plantão no sábado, 28, para dar posse aos 123 motoristas nomeados no Diário Oficial do Município (DOM) na véspera, nem todos compareceram para a posse, o que também impactou na operação do serviço. “Nós iniciamos as operações por volta das 4h30 da segunda-feira com número bem inferior de motoristas do que o necessário para cumprir todos os horários de praxe. Tudo isso fez com que tivéssemos menos linhas, e as linhas com menos ônibus, ocasionando todo esse transtorno”, detalhou o presidente da agência.