Servidoras da FMA plantam bosque 8 de Março em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Redação FMA | Publicado em 10 de março de 2020 às 08:55

Plantio também conta para ao Programa ‘MudaClima’, que está próximo de completar a meta de 30 mil mudas de árvores

Um ato simbólico, alusivo ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi realizado no final da tarde desta segunda-feira, 09, pelas servidoras da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Juntas elas plantaram  árvores no Gabinete II da Prefeita, antigo AMA.

De acordo com a presidente da FMA, Meire Carreira, o espaço recebe o nome de Bosque 8 de março e tem a intenção de ser um marco que liga a luta das mulheres em defesa de seus direitos por igualdade e respeito e a defesa do meio ambiente.

“Este é um ato simbólico e muito afetivo. A defesa do meio ambiente e dos direitos da mulher se assemelham em muitos pontos, em lutas e desafios e há também uma linhagem de pensamentos extensa sobre a natureza e mulheres, criando inclusive conceitos como o ecofeminismo”, destacou Meire Carreira.

Antes de iniciar o plantio as mulheres conversaram sobre a importância do ato e também sobre o papel exercido na comunidade.

Para a servidora Roodyneia Williams, o plantio pode ser comparado com a condição da mulher de gerar vida. "Nada mais simbólico, nós mulheres geramos a vida em nossos ventres, geramos hoje estas vidas através de nossas mãos, plantando as árvores que ficarão como um memorial para as próximas gerações", disse.

A também servidora, Eliete Carvalho comentou que plantar é um ato de amor. "Plantamos hoje estas árvores que vamos ver crescer e eu planto muito, não só árvores, mas também amor entre minha família, amigos, colegas de trabalho", afirmou.

MudaClima

O plantio também conta para o Programa MudaClima, que está próximo de completar a meta de 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas.

O MudaClima tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

O programa também pretende dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verdes.

Este plantio está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.