Servidores aprendem como lidar com o dinheiro de forma inteligente durante evento em comemoração ao Dia dos Pais

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 10 de agosto de 2019 às 15:24

Evento promovido pelo IVMaconteceu na tarde desta sexta-feira, 09, e reuniu servidores pais de váriaspastas

A partir de alguns passos práticos, pais servidores da Prefeitura de Palmas aprenderam que é possível identificar a situação em que estão em relação às finanças, planejar o orçamento, eliminar as dívidas e fazer investimentos, de forma a ter uma vida financeira segura e próspera. Esses e outros assuntos foram abordados na palestra ‘Pai rico, pai pobre: Desenvolva sua inteligência financeira’, ministrada na tarde desta sexta-feira, 09, pelo analista de sistemas e coach João Neto Valadares. O evento foi promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), em homenagem ao Dia dos Pais, que será celebrado neste domingo, 11, e reuniu servidores de várias pastas.

Além de trazer conceitos sobre riqueza e finanças pessoais, e fazer a relação entre o pai rico e o pai pobre, tema da palestra, Valadares, que é servidor do IVM, falou sobre vida integral sistêmica e dos princípios necessário para se desenvolver a inteligência financeira: ser autorresponsável e eliminar as crenças limitantes.

O palestrante abordou ainda a educação financeira para as crianças, destacando que os pais desde cedo devem estimular os filhos a ter uma boa relação com o dinheiro. Para tanto, precisam ensinar o fluxo de caixa (o que entra e o que sai), a fazer a mesada render, o empreendedorismo, e a fazer investimentos.

Com relação às dívidas, segundo dica de Valadares, primeiramente é preciso fazer um plano de quitação, depois renegociar os débitos vencidos mais antigos, e também fazer amortizações, se possível. A partir de então, o palestrante indicou que é possível fazer investimentos para reserva de emergência, aposentadoria e alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Também fez alguns exercícios práticos em sala e apresentou como ferramentas um modelo de balanço patrimonial e de orçamento doméstico para ser feito todos os meses.

Dicas valiosas

Para o agente de manutenção Ronan Oliveira de Sousa, que trabalha na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o evento foi muito proveitoso. Segundo o servidor, o palestrante deu dicas valiosas sobre como administrar as finanças e empreender, e como passar esses conhecimentos para os filhos. “A gente tem que refletir, tem que se programar, traçar um cronograma, na verdade, para viver”, disse, comentando sobre a vida financeira.

Homenagem

A presidente do IVM, Valéria Albino de Araújo Nunes, na oportunidade agradeceu a presença dos servidores e parabenizou a todos os pais, destacando que de todas as atribuições que têm na vida o ofício de criar um filho, sem dúvida, é a mais difícil. Segundo a presidente, o evento reflete o olhar humanizado da gestão para com o servidor.

Revisão e postagem: Iara Cruz