Servidores aprendem estratégias para desenvolvimento de projetos de pesquisa

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 30 de abril de 2019 às 10:42

Workshop está sendo realizado em parceria entre a Defensoria Pública e o IVM; próxima turma está marcada para sexta-feira, 03

Delimitação do tema e do problema de pesquisa, justificativas, metodologia, objetivos gerais e específicos, revisão bibliográfica e previsão de cronograma são alguns dos assuntos abordados no Workshop para Elaboração de Projeto de Pesquisa que está sendo promovido pela Defensoria Pública do Estado, em Parceria com o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia (IVM), com o objetivo de proporcionar aos servidores conhecimentos necessários para que possam pleitear vaga em programas de mestrado ou doutorado. O evento conta com três edições, sendo que primeira turma foi realizada na última sexta-feira, 26, e as próximas estão agendadas para os dias 03 e 10 de maio, nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sala 03 do Instituto.

 

O servidor João Neto Sousa Valadares, que é analista de sistemas da Prefeitura de Palmas, participou da primeira turma. Segundo Valadares, primeiramente, seu objetivo foi entender os procedimentos utilizados pelas instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para depois poder desenvolver projeto para buscar uma vaga no curso de pós-graduação stricto sensu, pois acredita que o workshop lhe dará esse suporte.

 

O evento reúne servidores do Município e da Defensoria Pública. Rayssa Alexandre Barbosa Lyra é assistente administrativa da instituição parceira do evento e, também, uma das participantes da primeira turma. Para a servidora, os conhecimentos adquiridos a ajudarão, sobretudo, no que diz respeito à exposição das ideias no projeto de pesquisa e preenchimento do currículo lattes, pois já tem experiências de outro processo seletivo, no qual conseguiu passar na primeira fase (prova teórica), mas não obteve um bom resultado na segunda (entrevista).

 

  

Workshop

 

As aulas estão sendo ministradas pelos servidores da Defensoria Pública, Rose Dayanne Santana, que é mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e servidora de Gestão de Pessoas; e Marcelo Werneck, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e servidor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

 

Durante o evento, estão sendo abordados, além dos elementos constitutivos de um projeto, tais como: temas, justificativas, problema, referencial teórico e metodologia; dicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a exemplo da numeração progressiva, referências, citações e trabalhos acadêmicos.

 

 

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz