Servidores concluem qualificação sobre gestão de contratos administrativos

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 28 de outubro de 2022 às 12:32

Formação teve duração de duas semanas e 51 colaboradores da administração pública municipal foram certificados

Chegou ao fim o curso ‘Contratos Administrativos e Seus Efeitos’ do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). A qualificação teve carga horária de 40 horas, tratou de conceitos relacionados aos processos de contratos administrativos e certificou 51 servidores públicos municipais na sede do Instituto.

Para o participante e presidente da 1ª Comissão de Processos Administrativos Disciplinares da Corregedoria-Geral de Palmas, Alex Sandro Lima, o curso foi esclarecedor pela forma cotidiana na qual os conteúdos foram tratados. “O professor, além da parte teórica, apresentou sua vivência administrativa e os gargalos dos contratos, bem como as boas práticas da execução deles.”

Umas das participantes, a analista técnica de prestação de contas na Secretaria Municipal da Educação (Semed), Joselma Luz, conta que a qualificação impacta seu ofício. “Engrandeceu muito o trabalho diário. No meu caso, é necessário saber como cada contrato e suas rescisão funciona para fazer análise de prestação de contas.”

De acordo com o instrutor do curso, Fábio Chaves, o conteúdo foi totalmente aliado à atuação prática na gestão e execução de contratos administrativos. “Nós temos servidores que representam diversas pastas, então temos pessoas que trabalham em gestão de contratos em vários âmbitos públicos e isso tem sido muito rico pela troca de experiência. Sempre há espaço nas aulas para que isso ocorra, então  a gente trata no curso soluções propostas para situações concretas e saímos plenamente satisfeitos, com espírito muito propositivo diante das realidades que iremos encontrar em nossos respectivos setores.”

Os servidores que concluíram o curso fazem parte das secretarias municipais de Educação (Semed), Transparência e Controle Interno (Secti), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp),  Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA) e Procuradoria Geral do Município (PGM).