Servidores da área de recursos humanos participam de atualização de RHs

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 11:45

Curso oferece capacitação sobre E-social e palestra ‘O futuro é hoje’

Com finalidade de gestão eficiente e alinhamento de classe, sessenta e nove representantes dos recursos humanos das secretarias municipais, se reuniram para o 'Seminário Imersão de RHs 2022'. O evento aconteceu na sexta-feria, 16, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), em parceria com o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM).

Estiveram em pauta assuntos como fluxos e trâmites processuais da área de gestão de pessoas, folha de pagamento, análise da base legal sobre novas instruções normativas, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (E-social), estratégias e ações para uma gestão eficiente dos RHs, dentre outros.

O gerente da folha de pagamento lotado na Seplad, Aldemar Alves, demonstrou satisfação em dialogar com os colegas de classe. “Foi muito benéfico para todo mundo se conhecer e montar um estudo para nos adequarmos ao sistema E-social”.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Humano da Seplad, Francisco Costa, após a divulgação do pacote de benefícios para os servidores da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, esse encontro de alinhamento se fez mais que necessário. "A essência especial dessa imersão costuma provocar reflexão sobre nosso papel enquanto RH”, relatou, afirmando ser muito bom poder contribuir com melhorias para os servidores e a população através do seu trabalho, assim como promover soluções para a gestão.

Segundo o palestrante e analista de recursos humanos da Seplad, Marcos Abrigo Soares, o E-social é uma ferramenta que deve ser preenchida a rigor. “Estamos em processo de adaptação ao sistema, a partir de janeiro é exercício fechado, temos que ter dentro do nosso RH esse raciocínio e estar atento à legislação para saber como tratar essas informações”.

Os servidores presentes também assistiram a palestra 'O futuro é Hoje', do administrador e palestrante motivacional, Omar Hennemann, que motivou a ressignificação da vida, dos conhecimentos e relacionamentos, da espiritualidade, e da saúde física e mental. “Devemos parar de sofrer com o passado e o futuro, viver o agora, todos com o propósito de construirmos um mundo melhor, de produzirmos felicidade” disse Omar.

Os servidores também puderam tirar dúvidas diretamente com a equipe do setor da folha de pagamentos e com a diretora de Recursos Humanos, Jolelia Soares. Um dos alvos de discussão foi o auxílio alimentação dos servidores, aguardado para janeiro de 2023.