Servidores da Defesa Civil de Palmas participam de 'Curso de capacitação em Monitoramento de fogo por satélite no Cerrado'

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 05 de novembro de 2021 às 17:15

Capacitação atualiza participantes sobre o funcionamento da plataforma Alarmes, que auxilia equipes no combate aos incêndios

Três servidores da Defesa Civil Municipal de Palmas estão concluindo o nesta sexta, 05, ‘Curso de capacitação em Monitoramento de fogo por satélite no Cerrado’, ministrado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/LASA).

A capacitação teve início na quinta, 04, e os servidores estão se atualizando sobre o funcionamento da plataforma ‘Área Queimada com Monitoramento Estimado por Satélite (Alarmes)’, que auxilia as equipes no combate aos incêndios. O curso aborda desde os princípios físicos associados ao monitoramento de fogo por satélite até a validação dos resultados do monitoramento.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, o curso é uma oportunidade para uma imersão nos temas mais atuais a respeito da detecção do incêndio por satélite e sua contribuição para a compreensão de impactos no meio ambiente, gestão e na saúde da população.

Participam do curso a gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres, Flavia Oliveira dos Santos Lustosa; o chefe de Divisão de Gestão de Risco, Rodrigo de Souza Bazolli, e o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel.