Servidores da Educação participam de aula com ginástica laboral, circuito com jogos e brincadeiras no Parque Cesamar

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de maio de 2019 às 10:07

A aula foi realizada para os alunos do curso profissionalizante Profuncionário

No último sábado, 25, o Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação (Profuncionário) preparou uma aula diferenciada para os servidores administrativos da Educação. Para a aula, foi preparada uma série de atividades para o ‘piquenique saudável’, voltado para celebrações do dia das mães e aniversário de Palmas. Eles participaram de ginástica laboral, atividades recreativas com circuito de jogos e brincadeiras com os profissionais e um lanche saudável. Esta é a 6ª edição do Curso e serão formados 127 servidores em áreas técnicas de secretaria escolar, alimentação escolar e infraestrutura.

Para os alunos, a aula/piquenique foi um momento de harmonia e aprendizado. Dalliane Chaves, servidora e aluna do curso Técnico em Secretaria Escolar, confessou que, por ela, as aulas poderiam ser sempre assim. “Essa aula atípica no Parque Cesamar foi maravilhosa, podia se repetir várias vezes. Precisamos sempre desse ânimo para uma atividade física, interação, convivência com outros servidores que não trabalhamos juntos, foi ótimo”, disse ela.

Flavio Moura, profissional de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou atividades de ginástica laboral com os servidores e apresentou o setor de Saúde do Servidor. “O setor Saúde do Servidor foi criado após a constatação do aumento de servidores de licença em detrimento de doenças. Diante disso pensamos em vários projetos pensando na melhoria da qualidade de vida, tanto para o físico como emocional do servidor”, explicou.

Para Wilma Mano, aluna do curso Técnico em Alimentação Escolar, o Profuncionário agregou muito ao seu trabalho na unidade Cemil ETI Margarida Lemos. “O curso trouxe vários conhecimentos e percebo a importância quanto à melhoria na nossa prática dentro da merenda escolar. Aprendemos a manipular corretamente os alimentos, tivemos palestras com profissionais excelentes. Tem muito a enriquecer pessoal e profissionalmente, indico para todos os servidores que pretendem melhorar sua formação”, destacou Wilma.

Profuncionário

O Curso é destinado aos servidores administrativos que tenham concluído o ensino médio e desejam dar continuidade à sua formação aprendendo uma das especialidades técnicas ofertadas. Ao longo das seis edições do programa, realizadas na rede municipal de ensino da Capital, foram atendidos aproximadamente 977 servidores municipais. A 6º edição do programa terá a formatura oficial realizada dia 22 de junho.

A novidade para a 7ª edição do programa é o Técnico em Desenvolvimento Infantil. Serão atendidos em quatro habilitações que abrangem a maioria das funções desempenhadas pelos servidores nas unidades educacionais: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil.

O Curso tem duração de 18 meses, perfazendo uma carga horária de 1.500 horas e os encontros para capacitação são realizados aos sábados, ou conforme calendário. As inscrições para a 7ª edição serão divulgadas em breve e a aula inaugural está prevista para o final deste ano.

O Programa

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação voltado para formação de servidores públicos administrativos executado em parceria com os estados, municípios, e universidades, dentre outras instituições, a exemplo do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e tem como objetivo maior profissionalizar os servidores não docentes da educação lotados nas unidades escolares.