Servidores da Saúde de Palmas participam de capacitação sobre aleitamento materno

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de maio de 2022 às 17:51

Atividade, que ocorreu na USF Isabel Auler, faz parte do projeto 'Amamentação Segura' da Semus

Com o objetivo de incentivar a amamentação, servidores da Atenção Primária à Saúde de Palmas participaram de uma capacitação sobre a importância do aleitamento materno. A atividade, que terá continuidade no próximo dia 25,  ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, na Unidade de Saúde da Família (USF) Isabel Auler, na Arso 23 (207 Sul). 

Segundo Yusely Sanchez,  responsável pelo Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (Semus),  a capacitação surge pelo  projeto 'Amamentação Segura', que busca qualificar a assistência desses profissionais às mães, por meio da troca de experiências.  “A amamentação é uma prática que deve ser incentivada desde antes do bebê nascer, pois além de ser uma forma de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, contribui para a nutrição da criança”, afirma. 

Yusely explica que a amamentação também auxilia o bebê a se defender de infecções, colaborando também com a fisiologia e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, assim como em sua saúde ao longo prazo. “O aleitamento materno pode reduzir em cerca de 13% as mortes de bebês por causas preveníveis", completa. 

A amamentação exclusiva até os seis meses de vida  é recomendada pela  Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que deve ser complementada até os dois anos. “A amamentação é uma prática natural, no entanto, é um processo complexo, do qual não basta apenas desejo em amamentar, é necessário que ocorra todo um apoio profissional durante a gravidez e o puerpério para a qualidade do aleitamento materno e por isso a importância da capacitação dos profissionais que têm contato com essa mãe", finaliza Yusely.