Servidores de Palmas iniciam capacitação em LibreOffice Básico nesta segunda, 14

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Márcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 14 de março de 2022 às 11:08

Com duração de 40 horas, curso segue até o dia 23 de março no IVM

Cerca de 20 servidores da Prefeitura de Palmas iniciaram nesta segunda-feira, 14, o Curso de capacitação de como utilizar o programa LibreOffice Básico, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). As aulas ocorrem das 8h às 12 horas.

Com duração de 40 horas, o curso está sendo ministrado pela servidora, credenciada junto ao IVM, Gildênia Silva de Jesus. O programa traz vários aplicativos como editor de textos, planilha, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados, exportação para pdf, editor de fórmulas científicas, extensões, planilhas, dentre outras.

A servidora Marlene Rodrigues Rocha trabalha atualmente na Agência Municipal de Turismo, com atendimento ao público. Lotada em nova função, ela precisou se capacitar para utilizar a ferramenta do LibreOffice. “Estou buscando conhecimento para desenvolver melhor meu trabalho, pois hoje estou em outra função que exige o uso dessa ferramenta”, disse.

Sentimento compartilhado também pelo servidor Celso Rocha, que trabalha na área administrativa do Cras Morada do Sol. “Já trabalho com sistema, mas não tenho conhecimento de como usar os aplicativos do LibreOffice, que com certeza vão me ajudar muito na hora de fazer uma planilha ou um relatório”, finalizou.

Conforme explica a instrutora, que é servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Gildênia Silva de Jesus, o LibreOffice possui vários aplicativos que podem ajudar no dia a dia do servidor que trabalha na área administrativa. “O programa tem o editor de texto que possibilita a criação de textos semelhantes ao Word, com diversas opções de formatação, inserção de imagens e outras complementações”. Segundo a instrutora, o programa oferece outras opções, como; banco de dados, planilha eletrônica, editor de desenhos, de apresentação e de fórmulas.