Servidores de Palmas iniciam qualificação profissional em saúde e segurança no trabalho

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 15:15

O curso é dividido em quatro turmas e segue até o dia 3 de março

Com foco nos serviços prestados pelos trabalhadores que realizam serviços de zeladoria e manutenção de locais públicos da cidade, a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), iniciou nesta terça, 28, a primeira turma do curso de Integração em Saúde e Segurança no Trabalho, com a participação de 32 servidores.O curso é dividido em quatro turmas visando atender o maior número de servidores lotados na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), e acontece até sexta-feira, 3 de março.

Durante a manhã, os servidores obtiveram contextualização teórica sobre a evolução do mundo do trabalho, passando pelos momentos marcantes da História nacional e mundial, assim como sua influência deles para a formulação das diretrizes de segurança no trabalho conhecidas como Normas Regulamentadoras (NR). Atualmente estão em vigência 35 NRs que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

Durante a manhã, um dos instrutores do curso, Kássio Renê, destacou a importância da saúde mental para dignidade no exercício do trabalho. “Quando falamos de segurança no trabalho, estamos falando também de saúde, pois o bem estar de uma pessoa deve ser físico, social e mental."

Ronan Oliveira de Sousa é servidor municipal e participa da turma de qualificação, e expressou a importância do cumprimento das normas e fornecimento adequado de equipamentos, além da assistência aos trabalhadores. “É de suma importância termos a oportunidade de estudar novamente essa lei, porque se você não vê no dia a dia, cai no esquecimento. Nada melhor do que ter conhecimento para correr atrás e conhecer os desafios de outros servidores."

Na programação da tarde o instrutor John Henderson Miranda aliou o conhecimento teórico ao prático, apresentando a legislação em conjunto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como protetores de ouvido, botas, máscaras, luvas, chapéus, vestimentas e óculos de proteção solar.