Servidores de programas sociais recebem orientações sobre aproveitamento de alimentos

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Inês Theodoro | Publicado em 27 de março de 2014 às 18:19

Proporcionar a educação alimentar com impactos positivos para a saúde, além de combater o desperdício, por meio do aproveitamento total dos alimentos. Este foi o foco da oficina promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Programa Sesi Cozinha Brasil, para  os servidores dos programas sociais, no CRAS da 407 Norte, na tarde desta quinta-feira, 27.

Mais de 40 participantes acompanharam as orientações da engenheira alimentar, Arlane Silva Teixeira. “O aproveitamento integral dos alimentos, incluindo cascas, sementes e talos que são ricos em nutrientes, muitas vezes mais ricos do que as folhas e polpas de verduras, legumes e frutas. As participantes aprenderão a manipulação, conservação e higienização dos alimentos,  além de combater o desperdício e inserir uma alimentação saudável em suas vidas”, explica.

Durante a oficina, as participantes aprenderam a fazer e experimentaram o suco da casca de abacaxi com hortelã e bolo da casca da banana, farofa de talos e cascas, entre outros. Os usuários também receberam um livro de receitas para o preparo de doces, salgados e bebidas nutritivas com baixo custo e certificados do curso.

Para a auxiliar de serviços gerais da Casa Abrigo Raio de Sol, Marinalva Alves, 42 anos, o curso foi muito importante e  produtivo, pois ela passou a conhecer os valores  nutritivos  dos alimentos, além de aprender  preparar pratos  de qualidade. “As crianças  comem com os olhos. Hoje aprendemos muitas receitas que enchem os olhos da gente e como é delicioso o aroma dos pratos e o sabor diferenciado. Espero logo colocar em prática todo esse conhecimento e surpreender as crianças da Casa Abrigo Raio de Sol”, destacou.

A diretora de Proteção Especial, Telma Correia, e o diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio Pires foram enfáticos em destacar a importância da oportunidade para os servidores da área de alimentação dos programas sociais que aprenderam um jeito novo de incrementar a alimentação para as crianças e adolescentes dos programas.

“Nossa intenção é que esta oficina traga bons frutos para nossos profissionais e coloquem em prática dentro de nossos programas  levando melhor qualidade de vida para as nossas crianças e adolescentes. O Sesi Cozinha Brasil é um programa muito importante, visto que na maioria das vezes desperdiçamos o que tem de mais nutritivo nos alimentos, como as cascas. Com o conhecimento,  elas saberão como higienizar e aproveitar essas partes do alimento que antes eram jogadas no lixo”, destacou a diretora de Proteção Especial, Telma Correia de Oliveira.

O Sesi Cozinha Brasil é um programa nutricional que ensina a aproveitar todas as partes dos alimentos, visando combater o desperdício e inserir na alimentação dos brasileiros, cascas, talos, sementes e todas as partes que normalmente vão para o lixo.