Servidores do Instituto 20 de Maio participam de formação no Sistema e-Palmas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/Palmas | Publicado em 03 de outubro de 2023 às 12:37

Na segunda-feira, 2, cerca 28 servidores do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), participaram da capacitação

O novo sistema e-Palmas faz parte da virada tecnológica da Gestão Municipal, onde processos e documentos passarão a ser tramitados de forma totalmente digital entre as secretarias. Na segunda-feira, 2, cerca 28 servidores do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), participaram do treinamento no Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos da Prefeitura Municipal de Palmas (e-Palmas).

“A principal agilidade que o sistema traz é eliminar todo esse processo de movimentação física dos processos, o que inclui o portal do cidadão, onde a população pode solicitar serviços de forma digital, e já cai instantaneamente no sistema e-palmas”, explica Luahr Veiga que ministra o treinamento.

O sistema permite também assinaturas e autenticações digitais tanto para servidores quanto para cidadãos, se destacando pelo trâmite de processos de forma eficiente e sustentável, facilitando o contato entre as secretarias e o tempo de resposta aos contribuintes.

Para Daniel Padilha, gerente administrativo financeiro no IVM, o trabalho será facilitado com o novo sistema. “Achei interessante a ideia proposta pelo município, especialmente devido ao meu setor mexer muito com processos administrativos. Atualmente lidamos com processos analógicos, ou seja, com bastante papel, assinaturas e carimbos, o que não é nada prático. Acredito que qualquer sistema que prometa digitalizar esses trâmites é algo excelente para a prefeitura, pois isso torna os processos mais práticos, diminuindo gastos e o desperdício de papel, além de deixar os trâmites mais fluidos e seguros, evitando a necessidade do deslocamento.”

O treinamento inicial aconteceu dividido em dois turnos, o primeiro das 14 às 16 horas, e o segundo de 16 às 18 horas, para fornecer respostas às dúvidas que fossem surgindo por parte dos servidores da pasta.

A empresa responsável pelo desenvolvimento dos sistemas que funcionam em conjunto, e-Palmas e Portal do Cidadão é a Ikhon - Gestão do Conhecimento e Tecnologia, conduzida pela Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agetec), como parte do projeto de digitalização promovido pela Prefeitura de Palmas.