Servidores do município participam de capacitação nos sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 06 de março de 2023 às 15:20

O treinamento segue até sexta, 10, e visa a atualização de 300 servidores para os novos sistemas

Começou nesta segunda, 6, o treinamento nos sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão, que visa a capacitar 300 servidores nos novos sistemas que serão executados em breve na administração. Neste primeiro dia participaram 53 servidores de diversas secretarias da prefeitura de Palmas.

O participante Juarecy Luiz de Araújo, que atua como chefe de divisão de ordenamento urbano do município, relatou que os sistemas irão sanar uma demanda urgente de uso do papel para execução do trabalho. “Por semana gastamos umas cinco resmas de papel, e quando ficamos um dia sem o material, acumulamos cerca de duzentos processos. Por mês e, normalmente, são emitidas em torno de mil certidões e alvarás para uso do solo, então, os sistemas vão ser úteis na economia e celeridade dos processos.”

Segundo o instrutor do curso André Muniz, por conversarem entre si, os sistemas vão ser práticos para a população solicitar serviços de forma online e no e-Palmas, para os servidores examinarem as demandas até sua conclusão. “Muita gente que hoje tem dificuldade de estar se deslocando a uma unidade física da prefeitura poderá da sua própria casa solicitar serviços de grande relevância, que estarão na palma da mão” disse o instrutor.

Waldeir de Sousa Alves, que é gerente de projetos da Ikhon - Gestão do Conhecimento e Tecnologia, afirma que Palmas entra para o roll de capitais que se encontram em transformação digital. “O cidadão vai acessar o portal, solicitar o serviço, inserir os documentos e essa solicitação cai no e-Palmas, onde já estão mapeados mais de 250 serviços.”

Em exemplificação está a limpeza de lotes em terrenos baldios, um dos serviços que além de solicitados podem também ser acompanhados pelo próprio cidadão.