Servidores lançam livro elaborado a partir de curso do IVM e palestra em evento de engenharia é ministrada nesta terça-feira, 17

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 16 de setembro de 2019 às 16:29

'O que faço com meu lixo? Resíduos sólidos – da geração à destinação final' é o nome do livro que será lançado e que tem como mote a educação


O livro 'O que faço com meu lixo? Resíduos sólidos - da geração à destinação final', dos servidores municipais João Marques e Adelúzio Azevedo, será lançado e distribuído nesta terça-feira, 17, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. A obra, que aborda temas como limpeza pública com base na legislação vigente, reciclagem, lógica reversa e compostagem, já foi apresentada na Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos em Lima, no Peru, no início deste mês.



Na ocasião, Marques ministrará a palestra 'Aterro Sanitário de Palmas: Estudo de caso do primeiro aterro sanitário da região Norte com captação de biogás', a ser realizada às 17 horas, na Sala 2 da Tenda Praça dos Girassóis.

 

 

O livro 'O que faço com meu lixo?' foi elaborada a partir do curso de 'Impacto Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos', ministrado por Marques em 2017, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), enquanto instrutor da Escola de Governo de Palmas (EGP). A publicação, que tem como mote a educação, conta com 320 páginas e oito capítulos.

 

 

Marques é engenheiro civil, lixólogo e responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas, e conta que a ideia de escrever o livro surgiu quando preparava a apostila para ser trabalhada em sala de aula com os servidores alunos do curso, e se deparou com a escassez de material didático que trata sobre o assunto.



Adeluzio Azevedo é economista, especialista em limpeza pública, gestor de Resíduos Sólidos e mestrando em Engenharia Ambiental. No Município, já atuou como diretor de Limpeza Urbana e, atualmente, é responsável pelas atividades operacionais do Aterro Sanitário de Palmas e o gerenciamento da logística reversa de pneus inservíveis da Capital.

 

 

Internacional

 

 

No período de 31 de agosto a 03 de setembro, Marque esteve em Lima, no Peru, participando da Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos: Novos Desafios na América Latina. Na ocasião, além de apresentar o livro, o servidor falou sobre o projeto, execução, operação e monitoramento do Aterro Sanitário de Palmas em palestra e curso ministrado por ele sobre gestão de resíduos sólidos, no Centro Peruano de Estudos Governamentais (Cepeg).

 

 

Em Lima, o servidor recebeu a comenda Bodas de Cerezo, oferecida pela Universidade Nacional Del Callão; e ainda diploma por sua apresentação na conferência e certificado de participaçãono 'III Congresso Regional de Ciência Política das Reformas Pendentes para o Bicentenário', realizado pela Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, nos dias 02, 03 e 04 de setembro.