Servidores municipais finalizam curso no Instituto 20 de Maio

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 12 de novembro de 2022 às 12:35

Trabalhadores receberam certificados no planejamento, implantação, organização e direção dos arquivos

O Instituto 20 de Maio de Ensino Ciência e Tecnologia (IVM), finalizou a semana com a formação e certificação de 70 servidores em ‘Arquivologia Gestão de Documentos’. O curso tratou das principais etapas a serem executadas no arquivamento de informações na administração pública, e profissionais das diversas pastas estiveram presentes. Na atualização foram abordadas as novas tecnologias e dispositivos legais sobre a política nacional que trata sobre os arquivos públicos e privados.

“Uma nova qualificação sempre é bem vinda para agregar aos nossos conhecimentos, o manuseio e o arquivo de documentos faz parte da rotina de toda profissão e nem sempre as pessoas sabem utilizar as  técnicas de arquivamento da forma correta”. A pedagoga e participante do curso, Marisa Reis, relata ter aprendido sobre o processo de higienização dos acervos de bibliotecas, e que tudo que aprendeu “será aproveitado e utilizado no ambiente de trabalho, foi muito interessante”. Atualmente ela está lotada no Centro de Referência e Assistência Social (Cras Aureny III). 

Para a professora Letícia Silva Rodrigues, concursada há oito anos, que atualmente trabalha diretamente com gestão de documentos na Secretaria Municipal da Educação (Semed), a revisão teórica foi expressa. “Arquivologia não é somente fazer gestão de papéis, tem todo um protocolo. O conhecimento é sempre bom, por mais que a gente se julgue sabedor, somos meros aprendizes, pra mim foi bom estar aqui, o material, o professor, tudo isso agrega valor”, disse. 

Tem sido uma prática constante se fazer presente na  cerimônia de encerramento dos cursos a presidente do IVM, Adriana Aguiar, que considera importante os  momentos de escuta em relação a satisfação dos cursos concluídos. Esteve presente também o diretor de capacitação e aperfeiçoamento, Eduardo Lustosa, agradando bastante os cursistas, por proporcionar a entrega dos certificados físicos logo ao final do curso.

 

Dinâmica

Na conclusão do curso, o instrutor José Marcos Cardoso elaborou uma dinâmica em grupo, trazendo uma lição muito importante pessoal e profissionalmente, sobre o quão necessária é a união para a fluência no trabalho em equipe, agregando ao encerrando da qualificação muita descontração entre os participantes “Sou muito agradecido por tudo que a gente viu, o que vocês absorveram, coloquem em prática” disse o instrutor.