Servidores municipais participam de mobilização para doação de sangue

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Safhira Delmondes - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 26 de maio de 2023 às 05:35

Unidade de atendimento móvel percorre cidade incentivando importância de doar para salvar vidas

Os servidores da Prefeitura de Palmas participaram nesta quinta-feira, 25, da ação de mobilização para doação de sangue e reforçar o estoque do hemocentro da Capital. A unidade móvel, que percorre a cidade chamando a atenção da população, ficou estacionada em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK, centro, incentivando os servidores e o público externo para a prática de doar.

A agente de Trânsito e Transporte Janeslane Ferreira Maciel lembrou da importância do gesto de doar. “Sou doadora ativa desde quando mudei para Palmas. E é muito importante que todos participem e façam esse gesto de carinho e amor, e assim, proporcionar esperança e vida para quem precisa’’, disse.

A arquiteta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Suzanne Paranhos Matos, também foi uma das doadoras da ação. Ela contou que ficou um período sem fazer a doação. “Fiz minha doação e foi tudo tranquilo. Os profissionais são experientes e reconfortantes. Faço doação desde 2013, mas já tinha algum tempo que não doava. É muito importante ações como esta, pois doar sangue é salvar vidas”, destacou.

A responsável pela captação de doadores do Hemocentro de Palmas, a enfermeira Robéria Fernandes, ressaltou a situação que se encontra o banco de sangue da Capital. “Os nossos estoques hoje se encontram praticamente zerados, estamos articulando ações como esta, para que possamos ter um estoque satisfatório, e atender as demandas que não são poucas em Palmas”.

Doação

Para ser doador de sangue é necessário ter 18 anos completos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além disso, é necessário prestar as informações verídicas para as equipes durante o procedimento de triagem, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, antes da doação.

Para se cadastrar, basta procurar uma das unidades da Hemorrede do Tocantins, como o Hemocentro Coordenador de Palmas, localizado na região norte, próximo ao Detran - TO, das 7 às 18h30, de segunda a sábado, e a Unidade de Coleta de Palmas, instalada no Hospital Geral de Palmas (HGP), das 7 às 18 horas, de segunda a sexta.