Servidores municipais participam de qualificação sobre o e-Social

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de abril de 2022 às 17:11

Sistema de dados reúne informações das áreas trabalhistas, previdenciárias e tributárias

Servidores de diferentes pastas da Prefeitura de Palmas concluíram na tarde desta quarta-feira, 20, o curso de qualificação profissional em ‘e-Social’. Com a capacitação, os agentes públicos irão utilizar os conhecimentos nos procedimentos administrativos com o uso do sistema que engloba inúmeras informações das áreas trabalhista, previdenciária, tributária, dentre outras funcionalidades.

 

Com carga horária de 20 horas/aula, a formação teve início na última segunda,18, sendo realizada no período vespertino, na sede da Escola de Gestão Pública de Palmas.

 

"Os ensinamentos ministrados com excelência durante esses dias irão permitir que os servidores dos setores de Recursos humanos (RH) dos órgãos do município possam ter um maior conhecimento sobre o que é o e-Social, além dos esclarecimentos de como o sistema vai impactar na rotina dos próximos serviços," ressaltou o analistas de Recursos Humanos da prefeitura, Marcos Abilio Santana. 

 

A capacitação foi ministrada pela servidora Sônia Santos que é contadora por formação e atua como instrutora na Escola de Governo desde de 2010. Na ocasião, Sônia lembrou que o sistema é multidisciplinar e multisetorial. "Para o sistema funcionar de forma prática e fluída é fundamental a colaboração de todos os setores que integram os núcleos de RHs da gestão pública. E dessa forma, dar celeridade aos processos como os prazos e todas etapas que integram o e-Social", destacou. 

 

Sistema

 

Criado em dezembro de 2014, o e-Social é um projeto desenvolvido pelo Governo Federal. A iniciativa busca digitalizar e unificar as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das organizações públicas e privadas.