Servidores participam de curso EaD de 'Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa'

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/ (Edição: Lorena Karlla) | Publicado em 05 de agosto de 2020 às 18:47

Qualificação conta com 27 alunos e tem o objetivo de atualizar os servidores em relação às mudanças na Língua Portuguesa e aprimorar a comunicação em documentos oficiais

Servidores de diversas pastas da Administração Municipal de Palmas iniciaram, nesta semana, as atividades do curso de 'Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa', na modalidade Ensino a Distância (EaD).  Com o objetivo de buscarem o aperfeiçoamento da comunicação por meio da escrita em documentos oficiais, os 27 servidores participantes recebem também atualização acerca das mudanças ocorridas na Língua Portuguesa. O curso, ofertado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, por meio da Escola de Governo de Palmas (IVM/EGP), começou na última segunda-feira, 03, com as aulas ao vivo via plataforma IVM Online, e segue até o próximo dia 14.

A assistente social Soraya Helena, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito de Taquaruçu, é uma das alunas do curso. Servidora efetiva no Município há seis anos, ela acredita que o conteúdo ministrado lhe será bastante útil, pois desenvolve atividades que exigem conhecimento da Língua Portuguesa. "Trabalho diariamente com elaboração de relatórios, pareceres sociais, laudos, preenchimentos instrumentais, ofícios, dentre outras coisas que exigem conhecimento culto da Língua Portuguesa", comentou, acrescentando que tem conseguido acompanhar as aulas e que estava precisando aprimorar a escrita para poder prestar um serviço de qualidade. “O curso veio em um momento oportuno, pois o trabalho da escrita é cotidiano em nossos espaços de trabalho", destacou.

Ana Paula Xavier também é assistente social e trabalha no Cras da Arse 131 (Antiga Quadra 1.304 Sul). A servidora, que também participa do curso, espera que por meio da qualificação possa ter melhor compreensão e domínio das novas regras da Língua Portuguesa e, com isso, aperfeiçoar sua escrita e fala. “De maneira geral, o curso é importante para mim porque ter esse conhecimento é fundamental para o meu desempenho profissional com qualidade", afirma, completando que está gostando das aulas.

Aulas

Durante as aulas, Soraya, Ana Paula e os demais servidores estão tendo a oportunidade de estudar sobre a redação oficial, desde a sua apresentação, definição e características, até a composição do texto oficial; sobre a linguagem dos atos e comunicações oficiais; formalidade e padronização; concisão e clareza; tipos de documentos; fechos para comunicações; atualização da Língua Portuguesa: Novo Acordo Ortográfico; pronomes de tratamento; emprego de consoantes e vogais; acentuação gráfica; problemas de construção de frases: ambiguidade, concordância verbal e nominal; e pontuação.

O curso está sendo ministrado pela instrutora Joana Paula Martins Vieira de Carvalho. Ela é formada em Letras (UFT), possui especialização em Políticas Públicas (Unitins), é coach integral sistêmico, formada pela Febracis, e servidora efetiva da Prefeitura de Palmas há 18 anos, no cargo de guarda metropolitano. Também possui diversos cursos de qualificação na área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e uma vasta experiência na área de formações e capacitações.