Servidores participam de curso sobre direitos humanos

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 13 de março de 2019 às 12:25

Qualificação promovida pelo IVM/EGP é direcionada a servidores da Sedes

Fortalecer a cultura de direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade é o objetivo do curso de Direitos Humanos e Participação Social promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A qualificação acontece até o próximo dia 22 de março, em datas alternadas, no horário das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, na sala 03 do IVM.

Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e representante da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins, Jarbas da Silva Dias, é um dos 37 inscritos. Para Dias, o curso é importante, pois trata das próprias definições sobre o que são direitos humanos. Além disso, destaca a interação que está tendo com os demais conselhos. "É muito importante, principalmente, para os conselheiros que lidam com questões relacionadas a direitos, seja dos deficientes, menores, etc”, disse, citando ainda que, às vezes, o servidor quer fazer seu trabalho, mas não sabe como fazer, e o curso vai dar esse direcionamento.

Dentre os assuntos abordados no conteúdo programático estão: Fundamentos e história; direitos fundamentais; direitos econômicos; sociais e políticos; caracterização dos conselhos em nível nacional; estadual e municipal; atribuições e poderes dos conselhos; princípios norteadores dos conselhos; papel, função pública e ética dos conselhos; perfil e habilidades essenciais dos conselheiros; e articulação entre conselhos e integração das ações.

As aulas estão sendo ministradas pela servidora multiplicadora Simone Fontenelle da Silva. A instrutora é pedagoga da Sedes, professora adjunta da Faculdade de Palmas, mediadora pelo Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag) e Universidade de Brasília (UnB), e coach integral sistêmico pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis).

Durante a abertura do curso, na manhã dessa terça-feira, 12, a presidente do IVM, Valéria Albino de Araújo Nunes, e a diretora da Escola de Governo, Lédyce Nóbrega Porto, deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância do curso.

Revisão e postagem: Iara Cruz