Servidores participam de curso sobre regras e funcionamento do eSocial

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 12:06

Curso promovido pelo IVM/EGP segue até esta sexta-feira, dia 13

Servidores de diversas pastas da administração municipal estão participando da qualificação profissional em 'eSocial', aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o funcionamento e as regras do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8373/2014. O curso, que é promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, por meio da Escola de Governo de Palmas (IVM/EGP), começou no dia 02 de dezembro e segue até esta sexta-feira, 13, no período matutino, no IVM.

Entre os participantes está o servidor Romário Miranda, que é gerente de Gestão da Fundação Cultural de Palmas. Segundo ele, agora será possível uniformizar todas as informações do Departamento de Recursos Humanos da pasta onde trabalha com o RH Central da Prefeitura de Palmas, bem como possibilitar um cadastro único, o que evitará duplicidade e erros em documentos. “Até para o próprio servidor vai ser bom, porque vai evitar, quando ele for aposentar ou pegar benefícios, algum possível dado errado, a exemplo do PIS”, destacou, lembrando que o eSocial é uma forma de ajudar tanto o órgão como o servidor.

Para Miranda, esse é um curso que vale muito a pena fazer, pois o assunto é muito amplo. Por isso, ele sugere que todos que trabalham em RH façam a qualificação. “O curso está atendendo às nossas expectativas, estamos aprendendo cada vez mais e trocando experiências”, disse.

Além do conceito de eSocial, os participantes estão estudando a legislação vigente, o cadastro inicial e eventos periódicos, bem como a implantação do eSocial, suas etapas, cronograma, plano de ação e cartilha de procedimentos. Também estão sendo abordados no conteúdo programático do curso os eventos de tabelas; eventos não periódicos; eventos periódicos; cadastramento inicial; qualificação cadastral; prazo para o envio dos dados; e atualizações das informações.

A qualificação está sendo ministrada pela instrutora Sônia Maria dos Santos Silva, que é graduada em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Pública, e coach integral sistêmico. Sônia também é servidora da Prefeitura de Palmas e professora nos cursos de Ciências Contábeis (Faculdade Católica do Tocantins) e de Gestão Pública e Médio Integrado em Agronegócio (Instituto Federal do Tocantins – IFTO).

Revisão/edição: Iara Cruz